História, perguntado por ElieneH, 6 meses atrás

alguém poderia resumir esse texto para mim ? pliss

A república oligarquica caracterizou-se pela alternancia de poder entre as oligarquias cafeeiras dos estados de Minas Gerais e São Paulo (elite oligarquica). Através de seu poderio econômico se mantém no poder político, um grande esquema pelo país que foi responsável por garantir essa manutenção, esquema esse que envolve políticos e donos de terras pelo país. Esse período foi inaugurado na gestão do presidente Prudente de Morais que se estabelece até a revolução de 1930, quando Getúlio vargas aplica um golpe de estado.

Ao realizar tal revolução, vargas se opos ao esquema nacional que mantinha o coronelismo atuante no país, dando liberdade às oligarquias. Seu governo foi, se não o mais marcante, um dos mais simbolicos da história Brasileira, que foi caracterizado por diversos feitos como: a centralização do poder político, o enfrentamento da insatisfação de São Paulo, que exigia uma Assembléia Constituinte ja que Vargas governou "provisóriamente" com o apoio do exercito e viria a dissouver o poder legislativo, modernização econômica sobretudo após a crise de 29, que exigiu uma aceleração na política de substituição de importações, isto é, a produção de maquinário industrial em solo brasileiro, que resultou no desenvolvimento dos setores de siderurgia e metalurgia, ponto esse muito importante que é caracterizado pela passagem de uma economia primário exportador para exportadora de produtos com maior valor agregado, ou seja, voltada para a exportação de produtos industrializados com maior tecnologia e conhecimento.

O estado arcou com o ônus da industrialização numa demonstração de nacionalismo econômico: foram criados a Vale do Rio Doce, a Siderúrgica Nacional e o Conselho Nacional de Petróleo (nacionalização do refino, não a estatização). Em questões sociais, criou-se o salário mínimo em 1940, a consolidação das leis trabalhistas em 1943 e os sindicatos passaram a ser controlados pelo ministério do trabalho. O estado passava a controlar as relações entre capital e trabalho, que conhecemos como corporativismo.

Uma das características de política econômica vinculada ao contexto inernacional até a eclosão da 2ª guerra (na era vargas) foi a adoção da política pendular, que caracterizava-se em posicionarse a favor do eixo ou dos aliados conforme fosse conveniente para o país. Mas também uma das principais marcas da política externa brasileira no primeiro governo Vargas entre 1930-1945, foi a negociação do alinhamento com os Estados Unidos. Como uma decorrência do próprio processo de negociação, no fim já não havia mais o que barganhar com Washington em favor dos interesses do país. O cenário do pós-guerra, com a Europa em ruínas, com os Estados Unidos na condição de única potência política, militar e econômica do Ocidente, e com a inversão da aliança entre Washington e Moscou que resultou na Guerra Fria, estreitou ainda mais o espaço de manobra internacional do Brasil, tornando a consolidação do alinhamento com Washington a única opção para o governo anticomunista do general Dutra entre 1946-1950.​

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannafmoreto54
0

Explicação:

moça eu ia resumir mas é muito grande o texto entao vc pode pesquisar no google turbine texte ele resumi ate 100% recomendo muito

Perguntas interessantes