Administração, perguntado por julitblaudt, 11 meses atrás

alguém poderia me explicar o que é o simples nacional?

Soluções para a tarefa

Respondido por normaluciascspdy1x2
3

Resposta:

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado e facilitado para microempresas e empresas de pequeno porte. Permite o recolhimento de vários tributos em uma guia de arrecadação única, o que simplifica o procedimento contábil

Explicação:

o simples nacional também é conhecido como mei pessoas que trabalham de forma autonoma se cadastram nessa plataforma, onde obtém o carnê do pagamento de inss, para legalizar a futura aposentadoria. o cadastro pode ser feito por um contador ou até mesmo pelo site do simples nacional.

Como Funciona o Simples Nacional. O simples nacional é uma forma simplificada de tributação que visa ajudar e agilizar a cobrança de impostos de microempresas e empresas de pequeno porte.

Quais são as principais vantagens? Uma das grandes vantagens do Simples Nacional é que os tributos que a empresa deve pagar são reunidos em uma única guia, chamada de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Nela, estão todos os impostos: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, CPP, ISS e ICMS.

Quem pode aderir ao simples nacional? O primeiro passo para optar pelo Simples Nacional é verificar se a empresa se enquadra nas condições para essa tributação. Nem todos os negócios podem optar por este regime. ... Assim, apenas Microempresas (ME), Pequenas empresas, Pequeno Porte (EPP) e Microempresário Individual (MEI) podem optar por essa tributação.

Empresa optante pelo Simples Nacional pode estar obrigada a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e ao cumprimento das obrigações do sistema eletrônico de processamento de dados - SEPD (Convênios 57/95 e 58/95)

Existe uma pequena diferença entre mei e simples nacional na qual o MEI é isento de tributos como IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, IPI, etc...

O Microempreendedor Individual (MEI) é obrigado a emitir a nota fiscal nas vendas e nas prestações de serviços realizadas para outras pessoas jurídicas (empresas) de qualquer porte, ficando dispensado dessa emissão para o consumidor final, pessoa física, exceto se o consumidor exigir a sua emissão.

espero ter ajudado.

bons estudos!!!

Perguntas interessantes