Química, perguntado por OtavioMoura, 1 ano atrás

Alguém poderia me explicar essa questão de forma convincente? Fiquei pensando na fórmula d = m ÷ V e me embaralhei todo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Oppenheimer
1
Nem precisa pensar na fórmula já que ele não dá valores suficientes para realizar um cálculo preciso.

Tu só precisas saber umas coisas fundamentais de densidade, tipo que a densidade da água é igual a 1 g/cm³ e que o óleo é menos denso que a água.

Aí, a água é bem densa, quando se coloca o óleo, que é menos denso, ele fica na parte de cima da mistura (só pensar que é porque ele é mais "leve" que a água, por isso flutua), aí coloca o alumínio, que, putz, é um metal e é bem mais denso que a água (é bem lógico pensar que ele vai afundar).

Aí sobra o gelo. O gelo é água no estado sólido, só que ele é menos denso que a água*, por isso ele flutua. Mas aí tem o óleo em cima da água, certo? Então, o óleo é menos denso que a água e também menos denso que o gelo, por isso ele fica em cima de tudo (só pensar que o óleo é o mais leve de todos os componentes misturados aí).

Letra C.

* a água apresenta esse comportamento distinto, porque a maioria das outras substâncias quando estão no estado sólido apresentam densidade maior do que no líquido, mas isso não acontece com a água, ele se comporta de forma contrária, é uma exceção. 

jessicafv: oi sera q vc pode mim ajuda com umas questões de quimica?
Perguntas interessantes