Ed. Física, perguntado por ValentinaAlmeida, 1 ano atrás

Alguém poderia me explicar a origem do racismo no esporte, e como está atualmente se ainda existe este tipo de preconceito?

Soluções para a tarefa

Respondido por anavtoria42
0

Casos de discriminação racial fazem parte da história do futebol desde que o esporte chegou ao Brasil. No início, o esporte adotado pela elite excluiu os negros. No Brasil, em alguns clubes eles eram proibidos de jogar até a década de 1950, como no caso do Grêmio. O Vasco da Gama foi o primeiro clube a aceitar oficialmente esportistas negros.

“Ao longo do século 20, o negro foi se inserindo, mas sempre com um lugar bem definido dentro da estrutura esportiva futebolística: como atleta, mas raramente como dirigente ou técnico”, afirma Ribeiro.

Durante uma partida da Copa do Brasil, em Porto Alegre, torcedores do Grêmio xingaram o goleiro Aranha, do Santos, com palavrões de cunho racial. O jogador foi chamado de “macaco” e “preto fedido” por alguns gremistas.

Aos 42 minutos do segundo tempo, Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio sobre as agressões. O juiz, porém, mandou a partida seguir. Na sexta-feira, o goleiro registrou boletim de ocorrência em Porto Alegre, afirmando que quatro pessoas estavam envolvidas nos xingamentos.

Fonte: DCM (Diario do Centro do Mundo)

Respondido por brunanatielle19
2

tipo atigar mente na epoca que tinha mais pessoas brancas que pessoas com pele escura. era futebol ante n podinha jogar pessoas com pele escura pra jogar ele tinha quer pinta sua pele com po branco pra jogar oq eu quero fla quer o pais era mais rasista na quela desse esporte dps mudou mais pessoas e muita crueu pra mim deus que nos feis pra mim td e ingual


Perguntas interessantes