ENEM, perguntado por matheusscilo, 1 ano atrás

Alguém poderia me dizer se em uma redação modelo fuvest eu tenho obrigatoriamente apresentar um ponto a defender, ou eu posso tomar uma posição apartidária e só apresentar os fatos tentando apenas mediar os extremos.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrohpsantos
0

Depende muito do tema enunciado.

Exemplo de tema:

Falta de empatia e visibilidade social: como trazer a importância dessa problemática para os cidadãos.

Esse tema já está indicando que a falta de empatia e visibilidade social é um problema, por isso você deve falar sobre ele. Caso você não fale sobre, é considerado que você fugiu do tema proposto, talvez por não saber discorrer dele ou por negar a problemática.

Caso o tema seja mais aberto, como relacionar o consumismo com a felicidade, deve-se ficar atento ao texto de apoio, este pode trazer dicas a respeito do tema, se ele é benéfico ou maléfico.

Muitos tentam não problematizar, entretanto, o corretor pode interpretar que você não soube discorrer do tema, uma vez que existe o problema, por isso devemos ter um ponto a defender.

No caso da FUVEST também é assim, pois de uma forma ou outra o tema ou texto de apoio te induzem ao problema, e para discorrer um problema há parcialidade.

Perguntas interessantes