Alguém poderia me ajudar pfvr?? Tenho q entregar hj ;-;
1.Na obra "Brasil: uma biografia", as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling apontam ao leitor as idiossincrasias da sociedade brasileira. Dentre elas destaca-se "a difícil e tortuosa construção da cidadania". Embora o país possua uma das legislações mais avançadas do mundo, muito do que nela se prevê não se concretiza. Tal fato é evidenciado no âmbito da democratização do acesso ao cinema, tendo em vista que apesar dos brasileiros possuírem o acesso à cultura como direito constitucional, a ineficiência do Estado associado a uma cultura de aceitação por parte dos brasileiros faz com que a cidadania não seja gozada por todos de maneira plena.
a) narração.
b) exemplificação.
c) questionamento.
d) definição.
e) citação.
2.Ao longo do processo de formação da sociedade, o pensamento cinematográfico consolidou-se em diversas comunidades. No início do século XX, com os regimes totalitários, por exemplo, o cinema era utilizado como meio de dominação à adesão das massas ao governo. Embora o cinema tenha se popularizado, posteriormente, como entretenimento, nota-se, na contemporaneidade, a sua limitação social, em virtude do discurso elitizado que o compõe e da falta de acesso por parte da população. Essa visão negativa pode ser significativamente minimizada, desde que acompanhada da desconstrução coletiva, junto à redução do custo do ingresso para a maior acessibilidade.
a) narração.
b) exemplificação.
c) alusão histórica.
d) definição.
e) citação.
3.Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o acesso à cultura como direito de todos os cidadãos, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito ao cinema. Isso acontece devido à concentração de salas de cinema nos grandes centros urbanos e à condição cultural de que a arte é direcionada aos mais favorecidos economicamente.
a) narração.
b) exemplificação.
c) alusão histórica.
d) definição.
e) afirmação.
4.De acordo com Cláudio Mazzili, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vivemos em uma sociedade classista e hierarquizada em função do capital, na qual se instaura a lógica da discriminação e não a desejada inclusão social. Esse pensamento permite estabelecer um paralelo com a precária democratização do acesso ao cinema no Brasil, uma vez que essa importante fonte cultural está, majoritariamente, concentrada em zonas de alto poder aquisitivo. Entretanto, se usada de forma a auxiliar na democratização cultural — principalmente nas zonas periféricas —, o cinema pode ser uma importante ferramenta no avanço educacional do país.
a) citação.
b) afirmação.
c) alusão histórica.
d) definição.
e). narração.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 letra C, 2 B ,3 D ,4 C
Explicação:
eu espero ter ajudada ,boa sorte
01. Nos apontamentos feitos pelas historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, os adjetivos "tortuosa" e "difícil" caracterizam uma exemplificação do que é de fato a legislação brasileira. Portanto, o item B está correto.
02. A alusão histórica deste texto induz que a visão negativa do cinema controlado por governos totalitários pode ser mudada a partir de uma desconstrução coletiva. Por isso, a alternativa C está correta.
03. Este trecho se trata de uma afirmativa sobre o que é a Constituição Federal de 1988 e o que acontece na realidade, em torno dos cinemas e a concentração cultural que existe (item E).
04. A citação de Cláudio Mazzi é descrita durante o texto por meio de um discurso direto, havendo a existência de travessões (alternativa A).
mais em https://brainly.com.br/tarefa/34185188