Português, perguntado por Deividcr7, 11 meses atrás

Alguém poderia me ajudar numa produção textual de Português dissertativa argumentativa sobre as dificuldades do mercado de trabalho no Brasil contemporâneo? minimo de 25 linhas e máximo 30 linhas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por septembersaturn
1

Olá!

Escrever uma redação por aqui iria demandar muito tempo. Eu podia pegar qualquer uma da internet e colocar aqui pra você, mas não é uma atitude muito legal. Então, vou meio que montar um "esqueleto" pra você, e caso queira, você pode segui-lo e montar teu texto em cima disso, beleza?

Nas minhas redações eu costumo colocar 4 parágrafos. O primeiro, é o de introdução, onde você precisa contextualizar o tema e apresentá-lo. É como se o seu leitor não soubesse de nada. Pra isso, eu geralmente uso uma alusão de história, geografia ou sociologia pra mostrar as raízes do problema, ou suas causas. É bom também você ir apresentando também o que você vai falar no decorrer do seu texto. Para esse tema, você pode falar sobre crises econômicas que acabam afetando esse mercado de trabalho, e sobre a troca do homem pelas máquinas (esses dois argumentos serão os que podem ser usados para os dois próximos parágrafos.) Você pode contextualizar usando a Crise de 1929, por exemplo, pra falar que a crise econômica dos EUA acabou causando um ato índice de desemprego, e assim por diante.

Nos próximos dois parágrafos, explique o porquê aqueles dois motivos citados na introdução ( crise econômica  e troca do homem pelas máquinas são um empecilho para o mercado de trabalho. Use um parágrafo para cada motivo. É intuitivo: crise econômica, salários baixos, altos custos que a empresa acaba tendo que pagar, cortes de empregados e puf! aumento do desemprego. Já com relação à troca do homem pela máquina, também é algo intuitivo: a globalização, ao mesmo tempo em que trouxe novas oportunidades, acabou acabando com algumas. As empresas acabam exigindo profissionais mais qualificados para, por exemplo, operar uma máquina, coisa que um profissional comum pode não estar adaptado. Então, ele perde o emprego e muitas vezes não tem condições para pagar cursos para se especializar, saca? A Revolução Industrial pode se usada para dar base a esse seu argumento.

Agora no último parágrafo, basta você apresentar soluções para esses dois problemas que você abordou nos dois parágrafos anteriores. E você deve responder às seguintes perguntas ao decorrer desse parágrafo: O quê deve ser feito para mudar isso? Como mudar isso? Quem vai mudar isso?, e assim você vai ter uma proposta de intervenção bem detalhada. Não precisa responder todas as perguntas para os dois problemas, mas responda todas para pelo menos um.

Espero ter ajudado de alguma forma! bons estudos.

Perguntas interessantes