alguem Poderia me ajudar nessas Questões? por Favor me Ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. d
2. c
Explicação:
1. O BRIC (posteriormente, BRICS) não se enquadra na classificação de bloco econômico, sendo apenas um grupo de países emergentes que, embora de apoiem e compartilhem interesses, não apresentam acordos pré-estabelecidos referentes à livre circulação de pessoas ou de mercadorias pelos países-membros, por exemplo.
Os blocos econômicos, em seu estágio mais básico, implicam a redução das taxas aplicadas sobre produtos importados provenientes dos países-membros. Entretanto, blocos comerciais como a União Europeia apresentam mais condições estabelecidas entre os países-membros, além da redução fiscal, como por exemplo a adoção de uma moeda única: o euro.
2. A afirmações são, respectivamente: FVVVF.
Existem vários modelos que um bloco comercial pode adotar; os principais, do mais restrito (com menos condições estabelecidas) para o mais abrangente (com mais condições estabelecidas) são:
- Zona de livre-comércio
- União aduaneira
- Mercado comum
- União econômica
A 1º afirmação é falsa, pois os únicos modelos que permitem a circulação de pessoas são a União econômica e o Mercado comum. A União Europeia é uma União econômica, e não uma União aduaneira.
A 2º afirmação é verdadeira. A União econômica é o estágio mais avançado de um bloco econômico, e todas as condições citadas se enquadram nesse modelo.
A 3º afirmação é verdadeira. A Zona de livre-comércio é o modelo que apresenta menos concessões, de modo que os países-membros não estabeleçam relações tão estreitas como os países da União Europeia, por exemplo. Um exemplo de Zona de livre-comércio é o bloco comercial Nafta, composto pelos Estados Unidos, Canadá e México.
A 4º afirmação é verdadeira. O Mercado comum está um nível abaixo da União econômica, devido ao fato de não estabelecer uma moeda única entre seus países-membros.
A 5º afirmação é falsa. A União econômica, por ser o modelo mais abrangente, estabelece uma moeda única entre seus países-membros e permite a livre circulação de capitais, mercadorias, serviços e pessoas.