Alguém poderia, me ajudar falando sobre o novo imperialismo chinês,pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
A China é uma potência capitalista que se aproxima de ser a líder mundial em termos económicos, dispondo de recursos militares e tecnológicos muito significativos.
O seu traço capitalista não pode ser iludido a pretexto da existência de empresas públicas. O capitalismo privado convive bem com setores ligados ao capitalismo de Estado. Aliás, a orientação estatal tem sido,de há muitas décadas, a da extensão do mercado, da intensificação da exploração laboral, muito para além das chamadas zonas económicas especiais (estas declaradamente capitalista
Explicação:
Bom, as negociações em curso sobre a venda à República Popular da China, claro que através de empresas públicas ou privadas, do Porto de Sines ou do Porto da Praia da Vitória são, entre outras situações, bem elucidativas da dinâmica em marcha. É claro que estamos a ver o que já vimos na Grécia quando esta vendeu o Porto do Pireu ao poder chinês.O que se observa,sem margem para dúvidas, é a utilização chinesa da mesma prática promovida pelos EUA e multinacionais ocidentais.