História, perguntado por joaootaviov, 8 meses atrás

Alguem poderia me ajudar a responder essas perguntas?
Atividades sobre Era Vargas

1- Nos anos 1920, um grupo de militares liderados por capitães e tenentes do exército recorreu às
armas para expressar seu descontentamento com o tratamento que as oligarquias davam às Forças
Armadas, esse movimento foi chamado de tenentismo. Qual o objetivo desse movimento?
2- Qual era o objetivo da coluna Prestes, formado pela junção de movimentos paulistas e
gaúchos?
3- As oligarquias de quais Estados brasileiros formavam a Aliança liberal?
4- No início de 1937 começou a corrida presidencial para as eleições do ano seguinte, mas Vargas
desejava continuar no poder por isso noticiou a descoberta de um plano comunista de nome Cohen. O
que previa este plano?
5- O que foi o DIP?

Soluções para a tarefa

Respondido por restaureedgo100k
1

1 - O tenentismo foi um movimento de revolta política e militar que surgiu entre os oficiais. Esse corpo de oficiais era composto em geral por tenentes e capitães. Foi nesse quadro de crescente insatisfação, com as condições do Exército e com a política do governo, que eclodiram diversos levantes militares. A presença significativa de tenentes na condução desses movimentos deu origem ao termo "tenentismo". ... O principal objetivo dos tenentes era derrubar o governo.

2 - Paulistas e gaúchos uniram-se com o mesmo objetivo, percorrer o interior do Brasil promovendo um levante popular contra o governo. ... No ano de 1927, os participantes da Coluna Prestes estavam cansados de perseguições do governo e do tempo que marcha perdurava, dois anos.

3 - A Aliança Liberal foi uma aliança política no Brasil efetuada no início de agosto de 1929 por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul com intuito de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência nas eleições de 1 de março de 1930.

4 - Uma fraude para manter Vargas no governo. No dia 30 de setembro de 1937, o chefe do Estado-Maior do Exército brasileiro, general Góes Monteiro, anunciou, no programa radiofônico Hora do Brasil, a descoberta de um plano cujo objetivo era a derrubada do presidente Getúlio Vargas.

5 - O Departamento de Imprensa e Propaganda foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes