Alguém poderia me ajudar a entender pq é a resposta é a questão B e não a C?
UFC 2008
A forma de entender e explicar os espaços geográficos varia em função do sistema e dos interesses econômicos, da evolução do pensamento filosófico e científico e do posicionamento político/ideológico de cada sociedade ou indivíduo. As características socioeconômicas do Brasil e as suas diferenças regionais podem ser explicadas de formas diversas, segundo diferentes correntes de pensamento, reconhecidas como escolas da Geografia.
As principais ideias defendidas pela
A) escola determinista é o fato da diferença de desenvolvimento entre os países decorrer, acima de tudo, das diferenças ideológicas entre os povos.
B) escola possibilista concernem na exploração de recursos naturais de acordo com os interesses, as necessidades e o estágio de desenvolvimento dos grupos sociais.
C) Geografia Crítica, de orientação marxista, contemplam os países ricos, que devem dar assistência econômica, tecnológica, política e social aos países pobres.
D) Geografia Cultural remetem às semelhanças sociais entre espaços distantes e isolados entre si, quando estes espaços apresentam idênticas condições naturais.
E) Geografia Quantitativa combatem o uso dos modelos, dos sistemas e da estatística na realização das pesquisas sobre o espaço.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É a Letra B) escola possibilista concernem na exploração de recursos naturais de acordo com os interesses, as necessidades e o estágio de desenvolvimento dos grupos sociais.
Explicação:
Espero ter Ajudado !
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Para Vidal de La Blache, o principal organizador da escola possibilista, as relações entre o ser humano e a natureza eram bastante complexas. A natureza foi considerada como fornecedora de possibilidades para que fosse modificada: o ser humano é o principal agente geográfico.
La Blache definiu o objeto da Geografia como a relação homem-natureza, na perspectiva da paisagem. Colocou aquele homem como um ser ativo, que sofre a influência do meio, porém, que atua sobre este, transformando-o de acordo com suas necessidades. Também chegou à conclusão de que as necessidades humanas são condicionadas pela natureza e de que o homem transforma a matéria natural, cria formas sobre a superfície terrestre. Para Vidal, é aí que começa a “obra geográfica do homem“.