História, perguntado por sapedrosa, 1 ano atrás

Alguem poderia me ajuda

preciso de uma introdução e conclusão, sobre esses governos militares, Eurico Gaspar Dutra, 
Ernesto Geisel, Emilio Medici..

Soluções para a tarefa

Respondido por ArturJosé
0
Olá,

Primeiro, vamos separar esses governos:

Gaspar Dutra                         (abismo)
Ernesto Geisel, Emílio Médici

----------------------------------------------------------------------------------------------
Agora sim:

Governo no primeiro período democrático brasileiro:

Gaspar Dutra foi o primeiro presidente da era de democratização do Brasil após o governo de Getúlio Vargas, chegando a ter o apoio do mesmo para sua eleição. Ele tomou políticas de aproximação com os Estados Unidos e de distanciamento da União Soviética, visto que o mundo já começava a se configurar para a Guerra Fria (1945- 1989). Ele também lançou um plano pra tentar reestruturar o aspecto social do Brasil: o Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia). A grande sacada era usar uma ajudinha dos EUA, mas esse plano falhou, porque os ianques já estavam estruturando o Plano Marshall.

Por que eu separei o Dutra dos outros dois?
Porque Dutra era militar, mas seu governo foi até democrático. Ele não presidia uma ditadura como os outros dois (Médici e Geisel), e era mais aberto.
-----------------------------------------------------------------------
Governos no regime militar brasileiro

Emílio Garrastazu (nome boito, né não?) Médici foi, talvez, o presidente mais linha-dura do regime militar. Enfrentou alguns movimentos de resistência armada, como o liderado por Carlos Marighella e foi o cara que mais "botou pocando" nos manifestantes contra o regime, e estimulou as torturas realizadas pelo DOI-CODI. Ele promoveu campanhas nacionalistas como "Brasil: ame-o ou deixe-o" e "Ninguém segura este país", sendo que se aproveitou muito das conquistas da Seleção brasileira de futebol para suas campanhas [foi inclusive no seu governo que a Taça Julis Rimet foi roubada, aqui, no Brasil]. 
Outro ponto a se destacar foi o "Milagre Econômico Brasileiro", quando o mundo estava em crise, o Brasil foi alvo dos investimentos estrangeiros, inclusive crescendo o PIB em 12%, mas logo a cortina caiu: o plano foi um fracasso miserável. O Brasil estava economicamente na pior. e a sociedade brasileira estava numa desigualdade social jamais vivenciada. Faleceu em 1979.

Ernesto Geisel foi o sucessor de Médici. Até então o Brasil enfrentou três governos (Castelo Branco, Costa e Silva, e Médici) muito agressivos, e que não davam espaço nenhum à oposição. Geisel começou a "abertura política lenta e gradual", como o mesmo dizia. Aos poucos, os direitos políticos da população foram sendo devolvidos (mas de forma lenta, muito lenta por sinal). Acabou que essa mudança foi concluída pelo último presidente da ditadura militar: João Figueiredo.

Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Perguntas interessantes