Informática, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

Alguém poderia dizer apenas se está certo ou errado? Quais melhorias poderiam ser feitas? Algoritmo JOGO DA VELHA var nome: vetor[1..2] de caractere______________________________________ v: vetor[1..3;1..3] de caractere_______________________________________ coluna, linha: inteiro______________________________________ início jogador <- 1 repita leia (linha) leia (coluna) se (jogador = 1) então velha [linha,coluna] <- "X" jogador <- 2 jogadas <- jogadas + 1 senao se (jogador = 2) então velha [linha,coluna] <- "O" jogador <- 2 jogadas <- jogadas + 1 fimse se (velha [1,1] = "x" E velha [1,2] = "x" E velha [1,3] = "x") escreva ("Jogador 1 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [2,1] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [2,3] = "x") escreva ("Jogador 1 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [3,1] = "x" E velha [3,2] = "x" E velha [3,3] = "x") escreva ("Jogador 1 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,1] = "x" E velha [2,1] = "x" E velha [3,1] = "x") escreva ("Jogador 1 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,2] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,2] = "x") escreva ("Jogador 1 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,3] = "x" E velha [2,3] = "x" E velha [3,3] = "x") escreva ("Jogador 1 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,1] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,3] = "x") escreva ("Jogador 1 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,3] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,1] = "x") escreva ("Jogador 1 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,1] = "o" E velha [1,2] = "o" E velha [1,3] = "o") escreva ("Jogador 2 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [2,1] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [2,3] = "o") escreva ("Jogador 2 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [3,1] = "o" E velha [3,2] = "o" E velha [3,3] = "o") escreva ("Jogador 2 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,1] = "o" E velha [2,1] = "o" E velha [3,1] = "o") escreva ("Jogador 2 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,2] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,2] = "o") escreva ("Jogador 2 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,3] = "o" E velha [2,3] = "o" E velha [3,3] = "o") escreva ("Jogador 2 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,1] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,3] = "o") escreva ("Jogador 2 venceu!") vitoria <- 1 se (velha [1,3] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,1] = "o") escreva ("Jogador 2 venceu!") vitoria <- 1 até_que (_____senão____________________________) se (jogadas = 9) então escreva ("Deu velha!") fim

Soluções para a tarefa

Respondido por 666smith666
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Resposta:Algoritmo JOGO DA VELHA

var

//jogador, jogadas, velha ,linha, coluna, cont: inteiro

//jogo : vetor[1..3,1..3] de caractere

//x , o : caractere

início

jogador <- 1

repita

leia (linha)

leia (coluna)

se (jogador = 1) então

velha [linha,coluna] <- "X"

jogador <- 2

jogadas <- jogadas + 1

senao

se (jogador = 2) então

//velha [linha,coluna] <- "X"

//jogador <- 1

//jogadas <- jogadas + 1

fimse

se (velha [1,1] = "x" E velha [1,2] = "x" E velha [1,3] = "x")

escreva ("Jogador 1 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [2,1] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [2,3] = "x")

escreva ("Jogador 1 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [3,1] = "x" E velha [3,2] = "x" E velha [3,3] = "x")

escreva ("Jogador 1 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,1] = "x" E velha [2,1] = "x" E velha [3,1] = "x")

escreva ("Jogador 1 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,2] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,2] = "x")

escreva ("Jogador 1 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,3] = "x" E velha [2,3] = "x" E velha [3,3] = "x")

escreva ("Jogador 1 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,1] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,3] = "x")

escreva ("Jogador 1 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,3] = "x" E velha [2,2] = "x" E velha [3,1] = "x")

escreva ("Jogador 1 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,1] = "o" E velha [1,2] = "o" E velha [1,3] = "o")

escreva ("Jogador 2 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [2,1] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [2,3] = "o")

escreva ("Jogador 2 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [3,1] = "o" E velha [3,2] = "o" E velha [3,3] = "o")

escreva ("Jogador 2 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,1] = "o" E velha [2,1] = "o" E velha [3,1] = "o")

escreva ("Jogador 2 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,2] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,2] = "o")

escreva ("Jogador 2 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,3] = "o" E velha [2,3] = "o" E velha [3,3] = "o")

escreva ("Jogador 2 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,1] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,3] = "o")

escreva ("Jogador 2 venceu!")

vitoria <- 1

se (velha [1,3] = "o" E velha [2,2] = "o" E velha [3,1] = "o")

escreva ("Jogador 2 venceu!")

vitoria <- 1

//até_que (jogadas = 9)

se (jogadas = 9) então

escreva ("Deu velha!")

fim

Explicação:

1ª: O código inicialmente poderia ser mais amigável, mostrando o que o usuário deveria fazer, pois só diz se venceu, perdeu ou deu velha.

2ª: Deveria usar uma variável para coluna e outra para linha, para que o usuário selecione onde deseja marcar (X ou O).

3ª: Para comparar 2 condições (se) e tomar uma decisão (entao), cada condição deverá está entre parênteses


fabinhopadaraz: amigos, tem que corrigir alguma coisas! Todo se tem o entao
fabinhopadaraz: algumas coisas
fabinhopadaraz: la no final ate_que nao existe tem que se "ate"
fabinhopadaraz: se (velha [1,1] = "0") e (velha[2,2]="0") e (velha[3,1]="0") entao
fabinhopadaraz: consegui fazer rodar no visualg
fabinhopadaraz: após alteração...
666smith666: Não cara! Isso não é pra ser alterado... Precisa alterar só onde tem os "_____". Eu fiz as correções e rodei no VISUALG tb !
666smith666: É que ela não postou o enunciado, onde diz que o código não precise rodar, apenas completar para mostrar que você entendeu a lógica(quais foram as variáveis utilizadas por exemplo)
fabinhopadaraz: Sim entendo, mas se os erros devem ser corrigidos, a professora ira verificar. Mas este codigo não roda no visualg
fabinhopadaraz: tem um erro no final que se vc não corrige este da erro, justamente por que tem uma rotina implantada no codigo descrito..
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