Música, perguntado por caionakamura3pcqq0t, 11 meses atrás

Alguém pode resumir esses dois textos pra mim?

texto 1:Na história da música ocidental, o estilo que se desenvolveu durante os anos precedentes (1720/30 - 1770) é conhecido por "pré-clássico" ou menos pejorativo, o estilo de "meados do século". O gosto musical alterou-se profundamente como aconteceu com as artes visuais. Tal como estas últimas que revelaram uma preferência pelo equilíbrio e pela claridade da estrutura, também estas características tornaram-se pontos fulcrais para os compositores. No início, a composição musical passou de um estilo ornado do período Barroco para um estilo popular de extrema simplicidade. Os compositores deste período criaram obras que transpareciam claridade e acessibilidade acima de tudo; na verdade, reagiam contra o denso estilo polifónico do último período barroco. Estas características encontram-se nas sinfonias de compositores como Giovanni Battista Sammartini (1700/01-1775) e Johann Stamitz (1717-1757). Estes traços de claridade e simplicidade, juntamente com uma elaboração sistemática de ideias, uma aproximação universal à expressão musical e uma preocupação com o equilíbrio entre estrutura e expressão, formam a base do estilo clássico.

Embora muitos compositores tenham vivido e composto durante o período clássico, as três maiores figuras são Franz Joseph Haydn (1732-1809), Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827). Cada um contribuiu significativamente para a sinfonia, a sonata para piano, a música de câmara- o quarteto de cordas em particular - e para a música de igreja. Todos utilizaram a forma sonata, que constitui o cerne do período clássico. A estrutura da sonata clássica, dependendo primeiro e principalmente do movimento harmónico, foi a forma predominante numa vasta série de primeiros movimentos de sinfonias, sonatas e obras de câmara. Foi também utilizada de outras formas, assim como em movimentos lentos e conclusivos dos géneros mencionados, em movimentos de grande magnitude, aberturas e em algumas partes de óperas. Neste último campo, Haydn e Mozart escreveram obras que foram bem recebidas pela audiência de então; contudo, só Mozart foi incluído no actual repertório lírico.

Os historiadores teriam inserido facilmente Haydn e Mozart no período clássico. A vida de ambos encaixa-se nitidamente no período em questão; além disso, neles encontra-se uma exploração preliminar do estilo dos meados do século, que depois é convertido num estilo mais pessoal e totalmente desenvolvido, trazendo consigo os traços esperados de um compositor clássico. Beethoven é mais problemático porque a sua música abrange os períodos clássico e romântico. As suas primeiras obras (até cerca de 1802) inserem-se no estilo do período em questão. As últimas obras, cheias de drama, tensão, exploração harmónica e estrutural são melhor discutidas dentro do contexto do século XIX.


texto 2:Definindo música Clássica, pode dizer-se que este movimento é algo clássico, que nunca passa de moda, e que foi buscar muito do que é aos períodos passados, nomeadamente ao Barroco. « O conceito de ‘clássico’, prende-se, habitualmente com o concito de perfeição, algo que sendo antigo nunca passa de moda, algo que por ser exemplar é igualmente equilibrado e ‘bom’» (1) A música Clássica é considerada um género elegante e refinado, um pouco menos complicada e mais leve que a Barroca. Com a música Clássica substituíram-se alguns instrumentos, passando-se a usar mais instrumentos de sopro, deixando de lado o cravo. Neste período a música instrumental passou a ter uma maior importância que a vocal. Nesta época criou-se a Sonata, ou seja, a música era para ‘soar’ não tendo forma defenida, era uma obra com vários momentos para um ou mais instrumentos. Entre 1750 e 1820, compositores como Mozart e Bethoven desenvolveram um novo estilo musical com os conceitos de clareza, contentação e equilíbrio que espelhavam os conceitos de então. «Neste período, os compositores procuraram que uma simples melodia fosse acompanhada de progressões de harmonia» (2). Ambos marcaram a geração em que estiveram inseridos, e quando se fala em música Clássica, os nomes de Mozart e Bethoven surgem com naturalidade, já que foram ambos criadores de inúmeras composições que marcaram o movimento e a década deste período da história da música, bem como os espectáculos de Opera que proporcionaram.«São dois os compositores que definiram este novo modo de conceber a organização dos sons musicais: os vienenses Mozart e Bethoven. O seu trabalho influenciou todo o pensamento musical da Europa setecentista e esgotou, em termos de perfeição, todas as possibilidades criativas desta época da história da música.» (3) O iluminismo, centrado nas ideias humanas e da razão, desempenhou um papel importante nesta mudança. Esta foi uma época de grandes mudanças, com efeitos da revolução industrial e da colonização criando uma classe média emergente com tendência para ‘consumir’ mais arte.

Soluções para a tarefa

Respondido por andresantos14bpc1b85
1
a arte envolve musica e dança na qual se pode ter alegria
Respondido por raiane2d2
3

Pesquisa no Google : Turbine texto , e muito fácil eu uso , e uma página que vc pode usar pra resumos e muito prático !!

Explicação:

Perguntas interessantes