Sociologia, perguntado por apoliarteouricuri, 9 meses atrás

Alguém pode resumir e simplificar ou explicar o que é dito nesse texto??

A cidadania no trabalho é hoje um desafio. As formas e padrões com que os trabalhadores vêm sendo organizados e orientados, não estão em consonância com os processos político-sociais reais. A fraqueza dos sindicados perante as flexibilizações de leis trabalhista, ditadas pelo mercado, e a falta de clareza de políticas do trabalho, tem colaborado para a queda brutal de interesse do trabalhador em participar ativamente das lutas.

Juristas-ativistas vêm trabalhando por reformas nos instrumentos de proteção ao trabalhador para que possa ser viabilizada a cidadania num ambiente globalizado. Alegam que as autoridades, e órgãos de proteção ao trabalhador, devem reconhecer que os padrões de inclusão e participação mudaram significativamente; e que mecanismos políticos ultrapassados - ainda oferecidos aos cidadãos pelos órgãos oficiais, e até sindicatos - não estão atendendo as necessidades dos trabalhadores.

O avanço da cidadania no trabalho está associado a ações de vários setores político- administrativo. Mas, depende também de propostas renovadoras e criativas, que partam de níveis locais. Alternativas que colaborem para as melhores condições de trabalho e para formação humana do trabalhador são urgentes. E é nesse sentido que o individuo pode agir, tanto procurando ficar informado de eventos, de processos legais, de noticias - que implicam na alteração de suas condições no trabalho; quanto catalisando e reunindo, (reforço em nível local) forças e recursos humanos, através do contato e colaboração de ONGs, Órgãos governamentais e Sindicatos.

Soluções para a tarefa

Respondido por CláudiaNinja
1

 A cidadania no trabalho é hoje um desafio. A fraqueza dos sindicados perante as flexibilizações de leis trabalhista, ditadas pelo mercado, e a falta de clareza de políticas do trabalho, tem colaborado para a queda brutal de interesse do trabalhador em participar ativamente das lutas. Juristas-ativistas vêm trabalhando por reformas nos instrumentos de proteção ao trabalhador para que possa ser viabilizada a cidadania num ambiente globalizado. O avanço da cidadania no trabalho está associado a ações de vários setores político- administrativo.

  Alternativas que colaborem para as melhores condições de trabalho e para formação humana do trabalhador são urgentes.

                         Espero ter Ajudado! ❤

Respondido por cguginha
1

Resposta:

A cidadania no trabalho é hoje um desafio. As formas e padrões com que os trabalhadores vêm sendo organizados e orientados, não estão em consonância com os processos político-sociais reais.

Juristas-ativistas vêm trabalhando por reformas nos instrumentos de proteção ao trabalhador para que possa ser viabilizada a cidadania num ambiente globalizado.

O avanço da cidadania no trabalho está associado a ações de vários setores político- administrativo. Mas, depende também de propostas renovadoras e criativas, que partam de níveis locais.

E é nesse sentido que o individuo pode agir, tanto procurando ficar informado de eventos, de processos legais, de noticias - que implicam na alteração de suas condições no trabalho; quanto catalisando e reunindo, (reforço em nível local) forças e recursos humanos, através do contato e colaboração de ONGs, Órgãos governamentais e Sindicatos.

Perguntas interessantes