Filosofia, perguntado por Sidney1601, 10 meses atrás

ALGUEM PODE ME RESUMIR SOBRE" LIBERALISMO POLÍTICO DE JOHN RAWLS"???? URGENTE!!!!!

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Respondido por rafaelygrasp8l61u
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Em "O Liberalismo Político" John Rawls questiona sobre a possibilidade da existência de uma sociedade harmônica na qual convivam cidadãos que possuam doutrinas filosóficas, morais e religiosas que são conflitantes entre si, ou seja, a indagação se dá sobre como é possível o convívio estável e justo de tal sociedade ao considerar que as doutrinas em que se baseiam individualmente os cidadãos são incompatíveis.

Para fundamentar a sua resposta, a qual tem como base a justiça como equidade, Rawls confere uma concepção política de justiça. Assim, não se diz de uma concepção de justiça de cunho moral, mas sim num nível político. A metafísica não se faz presente na defesa do autor. A estrutura formulada como base de tal sociedade é pautada pela extração de princípios harmônicos das doutrinas filosóficas, morais e religiosas abrangentes, desde que razoáveis, até porque para que haja uma harmonia equânime de tais princípios, as doutrinas existentes têm de ser, consequentemente, razoáveis. De tal "apanhado" se constituiria o que o autor denominou de consenso sobreposto razoável, que seria justamente o consenso abrangente estabelecido de acordo com os mencionados princípios estabelecidos, visando estabelecer a justiça como equidade num viés político.

Rawls estabelece que numa sociedade bem ordenada, sedimentada, portanto, num ideal (político) democrático, sobreviveriam com o tempo tão somente doutrinas que fossem razoáveis, sejam filosóficas, morais ou religiosas. Qualquer doutrina existente que não auferir êxito numa análise de razoabilidade, não estaria apta a participar da valoração dos princípios de justiça, de modo que deverá ser descartada de tal plano.

O autor trabalha num nível profundo de abstração, e explica em tópico próprio a necessidade de assim proceder, o que consequentemente torna alguns pontos do livro bastante densos e complexos. O livro como um todo pode ser assim considerado (denso e complexo) - como esperado num tratado de filosofia política. No entanto, mesmo assim ocorrendo, o filósofo não se deixar levar para um plano puramente teórico. Como dito, todas as concepções construídas na obra se fazem num nível político, de modo que a concretude é observada para que a proposta seja aplicável.

O livro é dividido entres várias partes, nas quais o autor denominou os capítulos como "conferências", considerando que se baseou em tais para escrever num nível mais próximo possível de uma palestra. Nas conferências I, II e III, primeira parte da obra, o autor expõe as ideias fundamentais do liberalismo político, tratando ainda sobre as faculdades dos cidadãos e sua representação, bem como propondo a conceituação de construtivismo político. Na "parte dois", em que integram as conferências IV, V e VI, a ideia de um consenso sobreposto é trabalhada, além de o autor demonstrar a prioridade do justo e apresentar ideias de bem, encerrando tal parte com a ideia de razão pública. Na "parte três" estão as últimas conferências (VII, VIII e IX), denominadas de "a estrutura básica como projeto", delimitando os formato de base e demais unidades da sociedade, "as liberdades fundamentais e sua prioridade", onde confere um status especial em três níveis para as liberdades fundamentais, e "resposta a Habermas", onde realiza uma réplica às críticas de Habermas sobre a obra em questão. O livro conta ainda com uma quarta parte, a qual se trataria da ideia de razão pública revisitada pelo autor, cuja elaboração de tal revisão foi interrompida diante do falecimento de Rawls. De qualquer modo é possível vislumbrar várias pontuações que o autor realizou enquanto foi possível.

Uma obra essencial para a filosofia política. A concepção política da justiça como equidade, regulando por princípios uma sociedade em regime democrático constitucional, é realizada pelo filósofo com notório brilhantismo. Vale pontuar que por mais que trabalhe essencialmente num nível de abstração profundo, em diversas passagens Rawls evidencia a aplicação prática de tais propostas, comparando inclusive com questões concretas a título exemplificativo. Em suma, é uma leitura pesada, mas muito bem elaborada. Vale o estudo!

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