Português, perguntado por arthurmaia7, 11 meses atrás

Alguém pode me mandar uma redação sobre resíduos sólidos

Soluções para a tarefa

Respondido por maryaleite05
9

O consumo rotineiramente estimulado por diversos meios apresenta uma de suas facetas negativas na atualidade: a produção excessiva de resíduos sólidos. Esta problemática não é atual e há registros históricos como dos primórdios da Revolução Industrial ainda no século passado. Discutir o problema com os agentes causadores (de indivíduo a população) contrapõe-se diante da legislação vigente neste sentido por esta não ser executada em sua plenitude.


O desenvolvimento tecnológico proporcionou muitas mudanças no contexto social. A produção industrial parece buscar pela automatização de processos e o avanço de produção. Estes avanços refletem no consumo da sociedade para suprir oferta e demanda. Bens até então considerados essenciais e duradouros passam a ser descartáveis, como por exemplo celulares e computadores de mesa que possuem periféricos continuamente atualizados.


Embora muitos saibam da problemática do consumo desenfreado e os riscos que ele traz, a recusa ou mesmo o desconhecimento da realidade do meio em que vivem é notável. Uma pequena parcela da população sabe de fato como é tratado o lixo que produzem. É comum haver ainda em pequenos municípios a recusa de gestores de tratar do tema por sua associação com aspectos negativos como sujeira e proliferação de doenças.


Apesar de legalmente estarem abolidos do território nacional, os lixões ainda são existem nas cidades. Raros são os exemplos de governos que implantaram o Plano Nacional de Saneamento Básico que prevê, dentre outras medidas, a instalação de aterros que impedem o contato de aves, insetos e outros animais com o lixo. A expectativa do Plano é a redução de problemas como a contaminação de lençóis freáticos e a proliferação de doenças bacterianas e virais.


A indicação das formas de consumo consciente, onde se compra o necessário e se evitam os excessos, e a visão da realidade em que vivem são medidas eficazes na prevenção de problemas relacionados ao lixo. Da mesma maneira, cabe ao poder público e a iniciativa privada dar meios corretos de coleta e destinação dos resíduos produzidos. A ciência de que a responsabilidade pelo problema é de toda a sociedade, e não apenas de uma ou outra parte dela, é parte da solução para essa problemática nacional.


arthurmaia7: obgd❤
maryaleite05: De nada! l
maryaleite05: De nada! l
maryaleite05: De nada! l
Perguntas interessantes