História, perguntado por milkdead123, 1 ano atrás

alguem pode me fazer um resumo sobre o primeiro reinado de D.Pedro

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriellyscosta
4

Com a Independência em 1822, o Brasil não era mais colônia de Portugal. Iniciava-se então uma nova fase da história brasileira, denominada Brasil Império. O Primeiro Reinado (1822-1831) se constituiu como marco inicial dessa nova fase. D. Pedro I foi aclamado Imperador do Brasil no ano da Independência e permaneceu como maior chefe do país até 1831, ano de sua abdicação. 

A história do Primeiro Reinado foi marcada por fatos importantes para a política brasileira, como a Assembleia Constituinte (1823), a Constituição de 1824, a Confederação do Equador (1824), a Guerra da Cisplatina,em 1825, e a abdicação de D. Pedro I (1831).

No decorrer do Primeiro Reinado, D. Pedro começou a desagradar a elite brasileira, pois criou uma Constituição que iria atender a seus interesses autoritários. Além disso, a Confederação do Equador e a Guerra da Cisplatina causaram grandes gastos para a economia brasileira e muitas mortes.

A abdicação de D. Pedro aconteceu no ano de 1831, tanto pela pressão política que o imperador sofria da elite e populares brasileiros, quanto pela tentativa de assegurar os direitos de sua filha, Maria da Glória, pois, com a morte de D. João VI, a Coroa portuguesa iria, por direito, a D. Pedro I, que preferiu abdicar o trono português em benefício da filha e deixou o trono brasileiro para seu filho Pedro de Alcântara, que se encontrava então com cinco (5) anos de idade. Assim terminava o Primeiro Reinado.

Bons estudos!


milkdead123: muito obrigado,isso vai me ajudar muito
Respondido por danieldpaula1
1
Vem de resumo bem resumido mesmo e dizer que emancipação política do Brasil em relação Portugal praticamente nada alterou esse quadro econômico social presente nessas ter despesa com Lenny colonial correto ou seja situações econômicas e ausência de mudança indicativos em grande parte em prédio contribuíram para eclosão de revoltas internas que se eu ponho ao governo de Dom Pedro I em função disso o Brasil necessitava de uma Constituição pois é independente e por isso então Dom Pedro primeiro ele anuncia e 1823 a convocação da assembleia Nacional constituinte que ocorreria na capital do império você já o Rio de Janeiro que elaA capital naquele momento que essas Província imperiais responder com vocação enviar um representante para o coração deles e contribuísse com de movimento e suas regiões basicamente eu sei criar um projeto liberal que propunha limitação dos poderes do Imperador Dom Pedro I isso determinou o fechamento da assembleia no dia 12 de novembro de 1823 e ela borá ação das leis por homem de confiança e dessa forma como expressão de 18248 ligada isto é imposta o povo brasileiro depois ouvi isso várias situações como por exemplo a Confederação do Equador certo que era vamos dizer assim a imposição do poder moderador que levaram muitas regiões do Brasil emitem protestos contra O autoritarismo de Dom Pedro primeiro e a pose isso ouvia abdicação de Dom Pedro primeiro em que a popularidade dele foi diminuindo a medida que ele se mostrava contrária um governo liberal e a participação dos brasileiros e trânsito é toda situação a ser fechamento sempre Nacional autógrafo constrição a imposição do poder moderador e a repressão dos movimentos provinciais são os principais fatores que contribuíram para a impopularidade do do imperador e diante dessa ameaça se retirar do poder por um momento popular ele resolve então renunciar ao poder em 7 de abril de 1831 e partir para Portugal onde faleceu em 1834 deixar o seu filho Pedro de Alcântara Cons cinco anos de idade não tem como resumir mais que isso espero ter ajudado

milkdead123: muito obrigado,isso vai me ajudar muito
Perguntas interessantes