História, perguntado por acssouza06, 1 ano atrás

Alguém pode me explicar sobre o socialismo utópico, o socialismo marxista, o anarquismo e o socialismo cristão?

Soluções para a tarefa

Respondido por Zapk
1

Nada disto é funcionavel.

Respondido por stucatlv
2

O socialismo utópico é uma corrente de pensamento que esteve baseada num modelo idealizador, utópico.

Ele foi desenvolvido no século XIX por Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier, sendo considerado a primeira fase do pensamento socialista.

O maior objetivo do socialismo utópico era a criação de uma sociedade ideal, mais justa e igualitária.

Essas ideias surgiram com o aumento dos problemas sociais desenvolvidos pela Revolução Industrial. Tudo isso, atrelado ao liberalismo e capitalismo, os quais visavam, acima de tudo, o lucro.

Vale notar que esse modelo esteve fundamentado na mudança de consciência dos homens.

-----------------------------------------------------------------------------------

O socialismo cristão é uma tendência dentro do cristianismo que interpreta por meio das Escrituras, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, que o modelo de sociedade socialista é o que mais se aproxima do modelo de sociedade que preze pelo amor, caridade e demais ensinamentos de Jesus. O socialismo cristão critica o modelo de organização socioeconômica capitalista que valoriza princípios opostos ao cristianismo como o individualismo, a desigualdade jurídica e social mediante acúmulo de capital e meios de produção, de modo que a fé demanda uma opção consciente pelo socialismo.

-------------------------------------------------------------------------------------

Anarquismo e Marxismo são duas filosofias políticas que emergiram no século XIX. Mesmo que tanto o Anarquismo quanto o Marxismo sejam movimentos complexos movidos por conflitos internos, como movimentos ideológicos seu principal ponto de atenção tem sido na libertação dos humanos alcançada através da ação política.

Perguntas interessantes