Português, perguntado por marycalixto, 1 ano atrás

Alguém pode me explicar sobre ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

Soluções para a tarefa

Respondido por helton21
1

No nosso dia a dia fazemos uso de tantas palavras... na fala, na escrita. O interessante é que sempre vamos colecionando aquelas que antes não faziam parte de nosso vocabulário, pois na medida em que vamos conversando com pessoas mais experientes, lendo mais sobre assuntos interessantes, mais conhecemos a Língua Portuguesa.

Mas será que já tivemos curiosidade em saber como as palavras são formadas? Pois bem, para tornar esse nosso estudo ainda mais proveitoso, que tal analisarmos juntos o exemplo abaixo?

CABELO
CABELEIRA
CABELUDO 
DESCABELADO

Você se lembra de quando estudamos sobre a estrutura dos verbos? Caso não, volte um pouquinho mais e acesse o texto “Vamos conhecer as estruturas dos verbos?”. Você perceberá bastante semelhança com esse assunto que estamos conhecendo agora. Mas vamos voltar ao exemplo: como pôde notar, em todas as palavras há um elemento que permaneceu intacto, ou seja, não recebeu nenhuma transformação. É claro que você já descobriu!

Ele é chamado de radical, pois foi a partir desse elemento que outras palavras puderam ser formadas. Para que essa formação ocorresse, pedacinhos foram juntados, não é verdade? Observe todos que estão destacados pela cor vermelha, eles recebem uma denominação especial, sabe qual é?

Chamam-se morfemas, pois representam unidades mínimas de significação que fornecem ao radical (o termo que não muda) uma noção real, dotada de um sentido lógico. Assim, temos cabelo, cabeludo... os quais representam palavras que são do nosso conhecimento.

Agora que já temos uma noção, vamos conhecer cada um dos elementos que contribuem para a formação das muitas palavras que existem:

Radical

É o termo que não muda, pois dele vão se originar outras palavras. No exemplo que vimos, temos “CABEL-” representando o radical.

Afixos

Em descabelado e cabeludo, temos dois elementos: “des-” e “-udo”, que acrescentaram significados distintos ao radical a que se juntaram – chamados de afixos. Assim sendo, percebemos que o primeiro (“des-”) apareceu antes do radical, por isso é chamado de prefixo. O outro (“-udo”) apareceu depois do radical – razão pela qual é chamado de sufixo.

Perguntas interessantes