Filosofia, perguntado por bellinhatorresl, 11 meses atrás

alguem pode me explicar sobre a religiao Batuque ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Barbara1208
1

Batuque é uma religião afro-brasileira de culto aos orixás encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, de onde se estendeu para países vizinhos como Uruguai e Argentina. É fruto de religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria, como as nações Jeje, Ijexá, Oyó, Cabinda e Nagô.A palavra "batuque" se originou da palavra "batukajé", um termo bantu, numa referência ao bater dos tambores típico das cerimônias da religião.

Os cultos de Batuque sempre começam com a homenagem ao orixá Bará (no candomblé esse orixá é conhecido como Exu). Porém, é importante dizer que não há hierarquia entre os orixás sendo que a função de um completa a do outro. Dentre os principais orixás que são cultuados no Batuque estão Oba, Otim, Iemanjá, Oxum, Osanha e Orunmilá (que possui ligação ao culto de oxalá).

No Batuque ainda existem rituais que são destinados aos eguns que são espíritos dos mortos. Por ser um tipo de ritual que possui muita magia e segredo não é dominado completamente por boa parte dos sacerdotes. Para esse tipo de ritual existe a Igbalé que é uma construção a parte do terreiro em que são cumpridas as obrigações junto aos eguns em algumas datas especiais assim como quando alguém ligado ao terreiro falece.

Da mesma forma que os orixás, os eguns, possuem suas rezas próprias realizadas na língua yorubá assim como é feito o toque de tambores nas datas de cumprimento de obrigações. Os tambores recebem o acompanhamento do agê que é um instrumento feito com uma cabaça inteira. São oferecidos sacrifícios de animais bem como outras oferendas para os eguns. As diferentes nações têm rituais próprios para os eguns.

Diferente do que acontece no candomblé não são atribuídos nomes as funções de diferentes participantes dos cultos. O Babalorixá ou Ialorixá tem plena autonomia sobre a realização dos cultos e os filhos de santo devem se revezar no cumprimento das tarefas necessárias para que o terreiro continue em pleno andamento.

Pelo menos uma vez por ano é realizada uma homenagem aos orixás, porém, de quatro em quatro anos acontecem festas realmente grandes. Outra importante função desse sacerdote é de formar outros sacerdotes ensinando aos filhos de santo como realizar as diferentes etapas do culto e rituais.

Perguntas interessantes