Filosofia, perguntado por VithorGabriel, 1 ano atrás

Alguem Pode me Explicar Sobre a Cultura do Consumo?

Trabalho de Filosofia

Soluções para a tarefa

Respondido por AleNicacio
2

CULTURA DO CONSUMO: Esse modelo alienante ganhou muito mais força após a segunda guerra, com o avanço da ciência e a ampliação dos recursos de mídia, principalmente com a televisão. Como exemplo, temos as mudanças comportamentais ocorridas a partir da década de 60, onde já havia forte influência da mídia, tais como: a introdução dos anticoncepcionais e a revolução sexual, a influência do rock, a ampliação do uso das drogas, a rebeldia sem causa, a moda ousada, o movimento hippie, etc. Tudo isso motivava o consumo (filmes, calças jeans, automóveis, refrigerantes, bebidas, cigarros, drogas, minissaias, discos, etc.). o próprio movimento hippie, que era contra o sistema capitalista, foi copiado por este: milhares de jovens alienados passaram a usar roupas inspiradas no despojado estilo hippie, embora jamais pertencessem ao movimento.

A sociedade passa a ser fortemente influenciada pelos meios de comunicação de massa – a sociedade do espetáculo e do entretenimento. O conceito de moda ou de estar seguindo o que dita a moda virou sinônimo de atitude, poder e status. O público em geral deixou de ver a roupa como proteção corporal, passando a enfatizar o conteúdo visual e exibicionista. Não apenas a moda, mas diversas mercadorias; A questão da marca, da loja famosa passaram a ser ainda mais valorizados. Muita gente, imersa na Indústria Cultural e alienada, não consegue perceber as armadilhas da propaganda, passando a desejar apenas aquele tênis, blusa ou casaco das marcas X ou Y porque está na moda, na propaganda, confere “status”, etc.  devem ser mais caros e não possuí-los é um motivo muito justo

Desde seu surgimento, a TV e o cinema exercem forte influência no modo de vestir das pessoas, transformando a “realidade” no sonho de consumo de milhares de pessoas. Um bom exemplo a ser citado é o das telenovelas.É fácil encontrar pessoas que se espelham em algum personagem para definir o corte de cabelo, a cor do esmalte, estilo de roupa, etc.

Além disso, a indústria cultural segue as práticas neoliberais de consumo, pois é necessário uma renovação constante das mesmas mercadorias, ou seja, é preciso convencer o consumidor a descartar rapidamente o que comprou (pois não é interessante nem lucrativo que as pessoas passem muito tempo usando a mesma mercadoria).

Nos supermercados, a harmonia com que estão dispostos os produtos leva as pessoas a sentir a necessidade de consumir mais. As grandes redes colocam os artigos de primeira necessidade (alimentos e limpeza) nos locais mais distantes, obrigando o consumidor a atravessar primeiramente diversas seções de moda, eletrônicos, etc., os quais acabam atraindo a atenção e o desejo.


VithorGabriel: Obrigado !
Perguntas interessantes