Física, perguntado por orvidracaria10p8dstq, 1 ano atrás

Alguém pode me explicar porque o gráfico dessa questão A é uma parábola, sendo que não é uma equacao do 2º grau. POR FAVOR



Esboce os gráficos (x.t) e (v.t) correspondente aos movimentos abaixo e classifique-os em MU ( progressivo ou retrógrado) ou MUV (retardado ou acelerado):

a) v1 = 6+ 4t (SI) e v2 = 6 + 6t (SI)

b) x = -3t (SI)

Soluções para a tarefa

Respondido por lucaspatriota2004
1

Explicação:

A letra a é um MUV sim e o gráfico não é um parábola não, é uma reta mesmo, para V2 você tem a mesma coisa, uma reta só que os valores de velocidade são bem maiores e ele ganha mais velocidade com o tempo, ou seja, a aceleração é maior do que em v1, mas na letra a os dois movimento sao MUV's acelerados


orvidracaria10p8dstq: Djdjdjd
orvidracaria10p8dstq: É porque o prof corrigiu e eu tinha feito uma reta, ele disse que tava errado e colocou uma parábola. Não entendi foi nada, mas obrigada
lucaspatriota2004: é estranho mesmo, pois em um MUV, como a aceleração é constante, a velocidade sempre tem que variar igualmente a cada período de tempo, ou seja, o gráfico da velocidade no MUV tem q ser uma reta
WFelipe: O gráfico da VELOCIDADE no MUV realmente é uma reta, mas o gráfico da POSIÇÃO, que foi o que a questão pediu, é uma parábola.
WFelipe: No caso a questão pediu o gráfico da velocidade e da posição.
WFelipe: Irei postar a resposta.
lucaspatriota2004: Realmente, a parábola seria para a letra b
orvidracaria10p8dstq: posta a resposta, por favor
Respondido por WFelipe
0

Explicação:

Irei me ater à pergunta que foi feita "por que o gráfico dessa questão A é uma parábola". Eu acredito que seria a alternativa a), mas se for ou não for, é só abranger o conceito. Veja que a questão pede o gráfico da velocidade (v.t) e o gráfico da posição (x.t).

Então vamos para a alternativa a) e farei apenas da v1:

v1 = 4t + 6 >> apenas reorganizei

Realmente, o gráfico da velocidade é uma reta com coeficiente angular 4 e coeficiente linear 6.

A função horária da posição do MUV é dado por:

S = So + Vo.t + at²/2 >> Já podemos concluir que o gráfico da posição do MUV é uma parábola.

v1 = 4t + 6 é a derivada da posição, fazendo o processo inverso que foi feito para chegar nessa função, achamos:

S = 2t² + 6t >> está é a função da posição de v1, assumindo So = 0.

Usei o conceito inicial de derivada para chegar na equação final, mas - como clareei logo no início - bastava lembrar apenas do "sorvetão", que é a função que determina a posição no MUV.

Portanto, se o professor está pedindo o gráfico da posição com valores, aí teria que fazer o que eu fiz, ou seja, saber o conceito de derivada para fazer o gráfico com valores; mas se não, bastava apenas desenhar uma parábola genérica, pois sem saber a função que define a posição, não teria como saber se a concavidade é para cima, para baixo, se tem termo independente ou não, enfim.


WFelipe: Eu tava tentando lembrar como faz sem derivar (embora você esteja derivando de forma intuitiva), basta pegar os valores de v1 e jogar na fórmula do "sorvetão", chegará na mesma função, só lembrar que na aceleração ela está dividida por 2.
WFelipe: Então: v1 = 4t + 6 >> V = Vo + at
Vo = 6
a = 4

S = So + Vot + at²/2
S = 6t + 4t²/2 >> assumindo So = 0
S = 6t + 2t²
orvidracaria10p8dstq: Muito obrigada gente, vocês me ajudaram demais viu.
WFelipe: De nada ^^
Perguntas interessantes