Biologia, perguntado por RenatinhaW, 1 ano atrás

Alguém pode me explicar essa questão, por favor? {Gabarito: B}

A idade materna avançada implica em preocupação com a possibilidade do nascimento de bebês com anomalias, porque

a) os folículos ovarianos entram em atividade, mas, em geral, apenas um cresce e amadurece, enquanto os demais regridem.
b) os ovócitos maternos permanecem um longo período em divisão meiótica, mais suscetíveis a agentes físicos, químicos e biológicos.
c) as ovogônias maternas interrompem a fase de multiplicação por volta da 15 semana de vida fetal e transformam-se em ovócitos primários.
d) as gônadas têm células conservadas num estado indiferenciado e, quando estimuladas, iniciam a produção dos gametas.
e) as células do ovário materno sofrem inúmeras divisões mitóticas em resposta aos mecanismos de controle do ciclo celular.

Soluções para a tarefa

Respondido por barrosluca97
136
Tanto os ovogônias (células germinativas femininas) quanto as espermatogônias (células germinativas masculinas) são formadas durante a diferenciação celular, ainda na fase embrionária. Durante o desenvolvimento do feto, quando ovários - ou testículos - já estão diferenciados, acontece a fase I da meiose. Então a divisão celular fica "inativada" e só é retomada com o início da puberdade, quando os hormônios sexuais da glândula hipófise começam a ser produzidos em quantidade suficiente para estimular a ocorrência da fase II da meiose (quando, então começam a ser formados ovócitos na mulher e espermátides no homem - futuros óvulos e espermatozoides).
Isso significa que se uma pessoa tem 40 anos, essa será a idade de suas células reprodutoras. E, quanto mais velha, maior o possível contato que ela teve com agentes físicos, biológicos e químicos do ambiente (vírus, poluentes, álcool, drogas, medicamentos, agrotóxicos, radiações, etc.) os quais podem ter interferido em seu DNA, alterando a reprodução de qualquer célula (inclusive aquelas em fase final de meiose e a maturação dos gametas), elevando a taxa de produção de células "defeituosas".
Lembrando que a formação de gametas com anomalias (via de regra cromossômicas) é mais preocupante na mulher porque ela produz, geralmente, um único ovócito a cada ciclo menstrual; em contrapartida, o homem produz milhões de espermatozoides a cada ejaculação e os "defeituosos" dificilmente chegam ao ovócito.

Espero ter ajudado.

RenatinhaW: Nossa, resposta mais clara impossível rsrs MUITO obrigada!
barrosluca97: De nada, disponha!! :)
Perguntas interessantes