Alguém pode me explicar em forma de redação oq foi a peste negra?
Soluções para a tarefa
Peste negra
Peste negra, nos dias de hoje ao escutar esse nome nos dá até calafrios, mas porque será?
A peste negra, foi uma pandemia que aconteceu na Europa e na Ásia (1343 e 1353), foi uma pandemia devastadora, morreram de 75 a 200 milhões de pessoas, essa doença teve sua origem na China, matando 12 milhões de pessoas, logo se espalhou para Europa. “Embora haja desacordo, as estimativas são de 75 a 200 milhões de mortes. Estudiosos mais conservadores estimam que a população mundial de 450 milhões teria caído para 350 a 370 milhões.” Dráuzio Varella (22 de outubro de 2013).
Segundo especialistas, a doença espalhou-se para outro continente por conta do comércio marítimo, mais precisamente por causa dos ratos e das pulgas que viviam nas embarcações e que carregavam o bacilo infectado neles. Os tripulantes, durante a viagem e devido às péssimas condições de saneamento básico e de saúde e higiene gerais, quando mordidos pela pulga, acabavam contaminados pela Peste Negra. A população, ao ter contato com as pulgas que estavam impregnadas nas próprias mercadorias trazidas pelas embarcações, também contraía a doença facilmente.
Mais tarde, com a disseminação da doença, ela se tornou viral, ou seja, transmitida por meio de espirros e gotículas de saliva, algo semelhante ao que vemos com o Corona vírus atualmente. Os sintomas comuns da Peste Negra eram inflamação das glândulas linfáticas, inchaço (também conhecidos como “bubões”, por isso o nome “bubônica”) e manchas negras na pele (o que também originou o nome). Com a evolução da doença, a infecção atingia o sangue, que causava a morte do portador. A morte, extremamente dolorosa, acontecia no período entre dois a cinco dias após a infecção.
A ocorrência da peste por toda a Europa, passou a ser interpretada por alguns como sendo um acontecimento divino. Uns vinham na peste os atos maléficos de Satã e seus demônios, que espalhavam a calamidade pelos homens, trazendo dor, sofrimento e morte.
Os médicos que cuidavam das vítimas de peste usavam uma indumentária que assumia implicações sinistras: cobriam-se dos pés à cabeça e usavam uma máscara com um bico semelhante ao de um pássaro. Estas máscaras da peste surgiram de um equívoco sobre a natureza perigosa da doença, quando chegavam nos bairros das cidades era espalhado medo, porque sabiam que a região já avia sido infectada.