Português, perguntado por daybandeira15, 1 ano atrás

Alguém pode me explicar de forma FÁCIL pra que serve o " há " hà " e como usar a crase?

Soluções para a tarefa

Respondido por Joaoricardo3511
1

Resposta:

HÁ - É a conjugação do verbo "haver". Ele está conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo e geralmente é usado no sentido de EXISTIR ou FAZER. Quando usado no sentido de existir, o verbo "haver" ele vai ser impessoal, ou seja, não vai ter sujeito e vai ficar SEMPRE na 3ª pessoa do singular.

Ex: Havia muitos alunos na escola

Quem é o sujeito? Não existe

E também não existe "Haviam muitos alunos na escola"

Porque ele quando no sentido de existir, ele é impessoal, não tem sujeito e fica SEMPRE na 3ª pessoa do singular.

Quanto ao uso de CRASE, nada mais é do que a fusão de uma preposição com um artigo, e ela pode existir diante de substantivos, artigos, etc, DESDE que a palavra que vem em seguida seja FEMININA, veja:

"Eu fui à escola"

Porque esse A está com crase?

Porque quem vai, vai PARA algum lugar, concorda? Ou seja, o complemento do verbo exige uso de preposição.

Veja que eu usei a preposição "Para", então seria a mesma coisa que dizer:

"Eu fui para escola"

Porém "escola" é um substantivo que exige o uso de um artigo, porque se não a frase vai ter um erro de regência, fica estranho falar assim, o certo ficaria:

"Eu fui para a escola"

Agora eu tenho o uso da preposição "PARA" + o uso do artigo "A".

Eu junto essa preposição com o artigo e forma a fusão que é chamada de crase, e a frase fica assim:

"Eu fui à escola"

Sendo que o acento grave no "A" é uma fusão que aconteceu entre preposição e artigo. E como a próxima palavra é "escola" ou seja, é um substantivo feminino, nada impeça que eu use crase. Se fosse um verbo conjugado no infinitivo, palavras masculinas, pronomes ou numerais, teria que usar somente um A, porque a crase nesses casos é proibida.

A crase também se dá diante de locuções adverbiais:

Ex: "Pedro fez uma consulta à tarde"

Diante de horas: "Pedro, sua consulta é de 09:00 às 10:00"

Diante de nome de lugares femininos: Vou à Bahia

Um resumão: A crase se dá em função do verbo, sempre que o verbo exigir preposição e a palavra em seguida for feminina; Vai ter crase.

Uma regrinha simples: Quando tiver um A e a questão pedir para você colocar ou não crase, tenta colocar o termo "para a". Se fizer sentido, é bem provável que vai existir crase.

Veja: "Pedro foi a casa de Joana".

"Pedro foi para a casa de Joana".

Fez sentido né? Pois é, então tem crase.

"Pedro foi à casa de Joana".

Espero ter ajudado, mas vale ressaltar que assunto de CRASE é um pouco complexo, recomendo estudar bem e fazer muitos exercícios, pois existe muitas regrinhas à parte, e assunto de crase é muito cobrado em provas. O que fiz foi apenas um resumo do que costuma cobrar mais. Bons estudos.


daybandeira15: obrigada. já fiquei confusa do porquê ter crase nessa frase " regrinhas à parte " mas vou procurar estudar sobre kk, de qualquer forma muito obrigada.
Joaoricardo3511: "à parte" é uma locução adverbial que conforme eu citei, a crase também existe para locuções adverbiais "à moda, à disposição, à bolonhesa, à caráter, à noite" São todos exemplos de locuções adverbiais, em que o uso da crase também é obrigatório. Boa sorte com os estudos, qualquer coisa estou à (a com crase kkk) disposição.
daybandeira15: kkkk adorei, muitíssimo obrigada mesmo!!! :D
Perguntas interessantes