Filosofia, perguntado por sthefanypaula, 1 ano atrás

alguém pode me dizer seis perguntas sobre o desmatamento?

Soluções para a tarefa

Respondido por 24061988
0
•O que é a campanha do desmatamento zero?
É uma campanha pelo fim da destruição das florestas brasileiras. Lançada em março de 2012, tem como principal instrumento um Projeto de Lei que propõe o fim do desmatamento no Brasil. Mas para que a lei vire realidade, é preciso obter o apoio de pelo menos 1% dos eleitores brasileiros – o que equivale a cerca de 1,43 milhão de assinaturas - para colocar o projeto em discussão no Congresso Nacional. Parece impossível? Mais de 1,1 milhão de pessoas já se juntaram à essa causa e agora falta pouco. A Lei da Ficha Limpa saiu do papel exatamente desse jeito.•O que diz a proposta de lei?
A lei proíbe o corte de floresta nativa no Brasil e a emissão de autorizações para novos desmatamentos. A proposta de lei também estabelece que devem existir exceções para agricultores familiares por um período de cinco anos, até que sejam implementados programas de assistência técnica e extensão rural compatíveis com o uso sustentável da floresta. A lei não se aplica a populações tradicionais (ex. indígenas, extrativistas e quilombolas), planos de manejo sustentáveis e atividades de interesse público, que continuam regidos por legislação especifica. Veja a proposta de lei completa aqui.•Por que há exceções na proposta de lei?
As exceções previstas no projeto de lei contemplam três setores, por questões sociais e estratégicas de desenvolvimento.                                   Depois da lei aprovada, nenhuma árvore mais poderá ser cortada?
Não é bem assim. O que a lei propõe é acabar com o corte raso, onde uma área inteira de floresta é dizimada, com a extração das riquezas florestais feitas a qualquer custo ou com o desmatamento realizado apenas para o acúmulo e/ ou grilagem de terras. As atividades de agropecuária não serão afetadas, pois elas já dispõem de terras suficientes para produzir mais sem desmatar. Além disso, muitas a
Quando a lei começa a valer?
A lei só começa a valer depois que aprovada pelos deputados, senadores e pelo presidente da República. Além de entregar as assinaturas, precisamos nos unir em um grande movimento nacional em torno do projeto, para pressionar os governantes a aprova-lo, pois o desmatamento precisa acabar agora.•Qual a relação entre a Lei do Desmatamento Zero e o Código Florestal?
O novo Código Florestal reduziu a proteção às florestas permitindo mais desmatamento. Já a lei de desmatamento zero visa colocar um ponto final no desmatamento no País, dada a importância da floresta para o futuro do planeta.•É possível o país aumentar sua produção de alimentos sem desmatar mais?
A agricultura e a pecuária no Brasil não dependem da abertura de novas áreas para crescerem. Um estudo coordenado pela USP mostra que a produção de alimentos pode dobrar se as áreas hoje ocupadas com pecuária de baixa produtividade forem melhor aproveitadas. Segundo o estudo, o Brasil tem 61 milhões de hectares de terras com alta aptidão agrícola ocupados por pastagem, que poderiam ser convertidos para produção agrícola. A média de ocupação dos pastos é de 1,1 boi por hectare, se aumentado para 1,5 seria possível economizar 69 milhões de hectares, o que equivale a área ocupada hoje pela agricultura no País.
•O desmatamento na Amazônia já foi reduzido nos últimos anos, isso já não é suficiente?
Ainda hoje, a Amazônia perde cerca de 5.000 km² por ano, uma área equivalente a quatro vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro. Isso, somado aos mais de 760.000 km² de florestas já perdidas no bioma, tende a prejudicar a oferta de serviços ambientais que a floresta proporciona. Apesar do otimismo do governo em relação à queda na taxa do desmatamento registrada nos últimos anos, diversos fatores ainda ameaçam a floresta. A exploração ilegal de madeira segue fora de controle, o avanço de atividades agropecuárias sob a floresta continua e a bancada ruralista no Congresso ameaça minar instrumentos efetivos de combate ao desmatamento como as Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Por isso é importante que iniciativas que levem ao fim do desmatamento sejam mantidas e fortalecidas, e o projeto de lei é uma delas.•Existe alguma relação entre o desmatamento e a falta de água?
Sim. As florestas são fundamentais para assegurar o equilíbrio do clima e parte vital do ciclo da água. Sem floresta não tem água. As árvores da floresta amazônica, por exemplo, bombeiam do solo e transpiram para a atmosfera cerca de 20 bilhões de toneladas de água em um só dia (volume superior à vazão do Rio Amazonas). O vapor de água que vem das árvores forma nuvens com grande capacidade de se transformar em chuva e cria uma diferença de pressão na atmosfera, que suga o ar úmido do oceano para dentro do continente. Toda essa umidade forma os “rios aéreos de vapor” que, exportados por ação do vento, colidem com a Cordilheira dos Andes e seguem para regiões distantes como Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, levando umidade para essas regiões.





Perguntas interessantes