Alguém pode me dizer alguns investimentos disponíveis no mercado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Poupança
A caderneta de poupança talvez seja o tipo de investimento mais conhecido dos brasileiros. Porém, a poupança está deixando de ser uma opção vantajosa. A sua rentabilidade é calculada considerando uma taxa de juros de 0,5% ao mês, aplicada a uma TR (Taxa Referencial).
Esse tipo de investimento é caracterizado por possuir um risco extremamente baixo e ter a isenção do Imposto de Renda. Em contrapartida, a poupança vem apresentando rendimentos abaixo da inflação, ou seja, você está perdendo dinheiro ao invés de ganhar. Esse é o principal motivo para que a poupança seja menos procurada.
2. CDB
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de renda fixa emitido pelo banco. Nessa modalidade, o investidor empresta o seu dinheiro para a instituição financeira, recebendo assim uma compensação (os famosos juros).
Ou seja, nos CDBs é fornecida uma promessa de pagamento futuro sobre o valor investido com o acréscimo da taxa de juros acordada previamente.
Existem duas modalidades de CDB no mercado: os pré-fixados e os pós-fixados. Os CDBs pré-fixados são aqueles em que você sabe as taxas de juros do investimento no momento da aplicação. Já os pós-fixados são aqueles em que a remuneração não é determinada na hora do investimento. Ela será calculada a partir de um indexador contratado.
O risco desse tipo de empreendimento é o crédito. Em outras palavras, a instituição financeira “quebrar” e não ter condições de pagar o valor devido ao investidor.
3. Fundos de Investimento
Os Fundos de Investimento reúnem recursos financeiros de um conjunto de investidores por meio de uma instituição especializada. Essa instituição realiza operações no mercado com o objetivo de remunerar os investidores.
Pode-se dizer que os Fundos de Investimentos são divididos entre “conservadores”, “moderados” e “ousados”, dependendo do perfil do investidor. Dessa maneira, basta você descobrir o seu e escolher a modalidade ideal.
4. Tesouro Direto
O Tesouro Direto é uma modalidade de investimento que está se tornando bastante popular entre os investidores brasileiros. Aplicar seu dinheiro no Tesouro Direto nada mais é do que comprar Títulos Públicos Federais do Tesouro Nacional.
Existem diversas modalidades de aplicação no Tesouro Direto, como os títulos pré-fixados, pós-fixados, Tesouro SELIC, Tesouro IPCA e outros. Para definir qual das opções se encaixa no seu perfil financeiro, bem como ver as taxas de rendimento, você pode acessar o site do Tesouro Nacional para entender cada título e até fazer uma simulação para ter uma melhor noção de qual será seu lucro.
É interessante ressaltar que o Tesouro Direto é um investimento extremamente seguro, uma vez que você está comprando Títulos do Governo Federal.
5. Câmbio
Comprar moedas estrangeiras como dólar, euro e libra, por exemplo, é investir no mercado de câmbio. Após comprar dinheiro estrangeiro, o investidor precisa apenas esperar que a moeda escolhida sofra uma valorização em relação ao real (moeda do país em que vivemos) e vender essa quantia, assim obtendo lucro.
Essa modalidade é baseada no jogo cambial que ocorre entre as moedas do mundo todo. É necessário estar sempre atento a esse mercado, garantindo assim a rentabilidade do seu investimento.
Também vale lembrar que, algumas vezes, o mercado cambial prega peças, fazendo com que uma moeda sofra uma desvalorização ao invés de valorizar, gerando prejuízo para aqueles que optaram por esse investimento.
6. Ações
Se você está procurando por opções, certamente passou pela sua cabeça o investimento em ações. Sabemos que existem diversos investidores de sucesso no mercado de ações, como Warren Buffett, Benjamin Graham e tanto outros que vimos no cinema.
Comprar ações de uma empresa é, na prática, se tornar sócio dessa empresa. As ações são pequenos pedaços de uma empresa que são negociados na Bolsa de Valores. O investimento em ações é comumente conhecido pelo alto risco, pois é necessário que você sempre acompanhe o mercado e esteja atento a pequenas variações (que podem ser cruciais).