Português, perguntado por luizareis3, 1 ano atrás

Alguém pode me dar um resumo do livro: ''O menino no espelho'' de Fernando Sabino

Soluções para a tarefa

Respondido por dudalidice
3

O garoto Sabino relata, com aquela característica inocência infantil e criatividade vivaz, alguns acontecimentos que parecem ter ocorrido em seus tempos de menino. A narrativa é em primeira pessoa e toda a trama é bem recheada de fantasia, deixando claro aquela criação fértil que aparentemente só uma criança é capaz de elaborar e sinceramente ele faz isso como se fosse possível tudo ser verdade. Gostoso demais de se ler e é reconfortante sentir aquela nostalgia de quando somos menores e quando tudo é tão possível.

A cada história contada, me sentia remetido à minha infância também, lia cada caso cheio de momentos que descrevem a maravilha da amizade, o amor pelos animais, o respeito e importância da família. Não esquecendo também das missões cheias de perigo e segredo que só as crianças conseguem realizar, independente da casa ser mal assombrada ou não. Algumas coisas, é claro, são adaptadas e possuem algumas diferenças básicas quando são retratadas no filme e isso deu para perceber apenas assistindo ao trailer. Então de cara já conhecer a história no livro e aproveitar também em filme.


luizareis3: Obrigada Dudalidice
Respondido por suelimigliolidellagn
0

Resposta:

Nessa obra, a narração é feita em 1ª pessoa, ou seja, o narrador é o personagem principal e relata suas aventuras. Mas quem é esse protagonista da história? É o próprio Fernando. Sabino relata suas lembranças da infância cheias de fantasia e vividas na cidade de Belo Horizonte durante a 1ª metade do século XX, o que torna essa estória um convite para viajarmos no passado, para o tempo em que Belo Horizonte era uma cidade relativamente pouco habitada e pacata, onde as crianças ainda brincavam em todos os lugares sem correr o menor risco. Estas lembranças são contadas com muita simplicidade e os acontecimentos são descritos de acordo com a imaginação do autor quando ele tinha apenas oito anos. As histórias são cheias de fatos surpreendentes e fantasiosos como, por exemplo, o dia em que Fernando tirou um menino idêntico a ele do espelho. Esperto que só ele, Fernando passou a ser substituído por Odnanref (menino que saiu do espelho), ele ia à escola ao invés de Fernando e chegava até a tomar remédios em seu lugar quando necessário. Porém, Odnanref era apenas o reflexo de Sabino no espelho. Além disso, são relatadas várias aventuras da infância do autor como o dia em que ele voou pelo céu de Belo Horizonte ou quando ele salvou uma galinha da morte, deu à ela um nome e esta foi sua amiga por muitos anos, até morrer de velhice. As histórias contadas nos dez capítulos do livro são cheias de aventura e a obra conta, também, com um prólogo e um epílogo que enriquecem a narrativa. A simplicidade como os fatos são relatados e a imaginação que nunca pensamos encontrar em um adulto nos chamaram a atenção nessa obra. A essência da infância foi relatada como nunca havíamos visto anteriormente e foi possível perceber que o autor sente muita saudade dessa época de sua vida. Ele nos faz refletir sobre o valor da imaginação e sobre a inocência de uma criança. Enfim, o livro é fantástico e, realmente surpreendente, recomendamos a todos os que desejam mergulhar em uma história cheia de emoção.

Explicação:

Perguntas interessantes