alguém pode me ajunda!
3) o que significa etnocentrismo?
a) práticas e visões ideológicas que colocam uma determinada cultura como correta ou superior às demais;
b) uma doutrina filosófica que propõe a equivalência de todas as culturas;
c) uma disposição matemática das relações sociais;
d) orientação biológica quanto à natureza humana.
4) Qual é o conceito de Estado segundo Max Weber?
a) um conjunto pré-determinado de fatos sociais;
b) uma conjuntura de imposição biológica;
c) o conjunto articulado de órgãos políticos dotado de monopólio da força física legítima;
d) emanações do espírito humano.
Soluções para a tarefa
Resposta:
3) Letra a
4) letra a
Explicação:
3)
SOCIOLOGIA
ETNOCENTRISMO
ETNOCENTRISMO
SOCIOLOGIA
A palavra etnocentrismo designa uma forma de enxergar outra etnia (e suas derivações, como cultura, hábitos, religião, idioma e formas de vida em geral) com base na etnia própria. A visão etnocêntrica de mundo não permite ao observador de uma cultura reconhecer a alteridade e faz com que ele estabeleça a sua própria cultura como ponto de partida e referência para quantificar e qualificar as outras culturas. Disso se resulta, grosso modo, que o observador etnocêntrico vê-se como superior aos demais em aspectos culturais, religiosos e étnico-raciais.
4)inicialmente, ela deveria compor apenas uma parte de
um novo manual de economia política dedicado àquilo que
se poderia chamar de aspectos sociais da economia. Em seu
longo processo de maturação, o plano das matérias que
deveriam constituir essa parte foi sucessivamente modificado e o trabalho nela sofreu uma longa interrupção durante
a Primeira Guerra Mundial. Quando Weber decidiu retomar o projeto, em 1918, já o via com outros olhos e decidiu
concentrar-se, primeiramente, em uma apresentação formal
das categorias sociológicas nas quais havia trabalhado. Trabalhou para tal a partir do ensaio Über einige Kategorien der
verstehenden Soziologie (“Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva”), que havia escrito entre o final de 1912
e o início de 1913 e publicado neste ano na revista Logos.
Segundo narrou sua esposa, em 1918 e 1919 Weber ministrou cursos em Viena e Munique a respeito dessas categorias, ocasiões que lhe permitiram retomar suas anotações e
submetê-las a profunda reelaboração (Weber [Marianne],
2003, p. 792). A versão final de apresentação das soziologische
Kategorienlehre ultrapassou em muito as escassas páginas do
ensaio inicial, uma vez que reformulou radicalmente muitos conceitos e ampliou enormemente o escopo.
Depois de mais de dez anos de trabalho, de várias reformulações do projeto e de muita insistência por parte de seu
editor, o sociólogo alemão encaminhou para publicação um
conjunto de quatro capítulos recém-finalizados, que deveriam compor sua obra. Esses capítulos receberam os títulos
de Soziologische Grundbegriffe (“Conceitos sociológicos
fundamentais”), Soziologische Grundkategorien des Wirtschaftens (“Categorias sociológicas fundamentais da gestão econômica”), Die Typen der Herrschaft (“Os tipos de
dominação”), Stände und Klassen (“Estamentos e classes”)
e compuseram as soziologische Kategorienlehre apresentadas
como primeira parte da magnum opus de Weber pelas sucessivas edições. Mas a morte o surpreendeu quando a edição