Português, perguntado por itsalz, 1 ano atrás

alguem pode me ajudar? preciso de um resumo de 20 linhas urgente do texto democracias verdes do stefano mancuso

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianasantos62
1

DEMOCRACIAS VERDES

1 mês atrás

Stefano Mancuso, especialista em neurobiologia vegetal

O homem tende a construir tudo à sua imagem. Mas o modelo animal é mais estável e eficiente apenas na aparência: de fato, é engessado. Em um mundo que requer soluções inovadoras, o futuro precisa tomar para si a metáfora das plantas

Uma planta não é um animal. Embora essa afirmação possa parecer a quintessência da banalidade, descobri que é sempre bom lembrá-la. De fato, nossa única ideia de vida complexa e inteligente corresponde à vida animal; e como, inconscientemente, não encontramos nas plantas as características típicas dos animais, nós as catalogamos como passivas (justamente, “vegetais”), negando-lhes quaisquer habilidades típicas de animais, do movimento à cognição. É por isso que, olhando para qualquer planta, devemos sempre lembrar que estamos observando algo construído sobre um modelo totalmente diferente do animal. Um modelo tão diferente que, em comparação a ele, todas as formas alienígenas imaginadas em filmes de ficção científica são apenas engraçadas fantasias de criança.

Como muitos sabem, o termo democracia vem do grego (krátos do démos, ou “domínio do povo”) e descreve com paixão e precisão aquela maravilhosa transformação na gestão do poder que Atenas deu à humanidade por volta de 500 a.C. e que desde então é a pedra angular sobre a qual se edificou a nossa civilização. Talvez menos conhecido seja o fato de que, desde então, o próprio conceito de democracia e, portanto, o sistema pelo qual o povo manifesta seu poder, foi muito transformado. A tal ponto que, se um ateniense do período clássico acordasse hoje em qualquer país “democrático” do mundo, teria grande dificuldade em reconhecer até mesmo afinidades com o sistema de governo ao qual estava acostumado.

Perguntas interessantes