História, perguntado por suelen25291, 10 meses atrás

alguém pode me ajudar por favor, eu preciso do dever para amanhã ​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por wedlanejosaphat36
0

Resposta:

à resposta numéro 8 é en dezembro de 1498 uma frota de oito son comando de Duarte Pacheco Pareira antigiu o litoral brasileiro

Respondido por evelinfernanda6003
1

1- As razões do pioneirismo português na expansão marítima dos séculos XV e XVI foram: a invasão da península Ibérica pelos árabes e a conquista de Calicute pelos turcos. a assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal e pelos demais países europeus.

2- As razões do pioneirismo português na expansão marítima dos séculos XV e XVI foram: a invasão da península Ibérica pelos árabes e a conquista de Calicute pelos turcos. a assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal e pelos demais países europeus.

3- Quando o rei Dom João I (1351-1433) assumiu o trono português, em 1385, o reino enfrentava dificuldades financeiras.

A insuficiência de metais preciosos influenciou na edição de uma lei, em 1402, que proibia a exportação do ouro, pois sem o metal, não era possível cunhar moedas.

Por isso, o rei começou a buscar alternativas para a crise econômica. Uma das ideias foi a de expandir o reino para o Mediterrâneo e não para a Europa.

Assim, influenciado pelos filhos, começa construir uma enorme armada a fim de conquistar a praça de Ceuta.

4-Périplo Africano é o nome de uma série de viagens realizadas pelos portugueses no século XV, inicialmente pelo Mar Mediterrâneo, mas sobretudo pela costa da África. O objetivo era encontrar um caminho alternativo para chegar às Índias e poder trazer os produtos sem ter que comprá-los em Gênova ou Veneza.

5-Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar às Índias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico.

6-Um desses motivos foi a prioridade dada à reconquista da Península Ibérica, numa luta que se prolongou por 781 anos, a guerra mais longa de que se tem notícia. A vitória castelhana sobre o Califado de Granada, último reduto muçulmano na península, data exatamente de 1492.

Outro motivo foi a unificação tardia dos reinos cristãos de Leão, Castela, Aragão e Navarra. O passo mais importante nessa direção foi dado somente em 1469, quando o casamento de Fernando de Aragão e Isabel de Castela deu origem ao Reino Católico de Fernando e Isabel, núcleo inicial do que viria a ser a Espanha.

7-A Escola de Sagres teria sido uma escola náutica criada pelo infante D. Henrique na região de Sagres, no Algarve, em Portugal, no século XV.O objetivo da escola teria sido a formação dos navegadores que estavam ao serviço do infante, tanto nacionais como estrangeiros, com conhecimentos de cartografia, geografia e astronomia.

8-Nao. Em dezembro de 1498, uma frota de oito navios, sob o comando de Duarte Pacheco Pereira, atingiu o litoral brasileiro e chegou a explorá-lo, à altura dos atuais Estados do Pará e do Maranhão.

9-Feitoria eram os entrepostos comerciais europeus em território estrangeiro. Inicialmente estabelecidas nos diversos estados na Europa medieval, as feitorias foram mais tarde adaptadas às possessões coloniais.

10- Não.

Obs: Não tenho certeza sobre a resposta da 10. A 11 não encontrei a resposta.

Espero ter ajudado!


suelen25291: Obrigada
evelinfernanda6003: dnd
Perguntas interessantes