alguém pode me ajudar por favor????
É pra hojee
1-Que grupo social adquiriu o poder na República Romana?
2-Quais eram os principais magistrados da República Romana?
3- Quais eram as funções do Senado na República?
4- Quantas assembleias existiam na Romana? Quais eram elas?
5- Como a participação política de mulheres e escravos na República Romana?
6- O que foi a Lei das Doze Tábuas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
(1)A instauração da República em Roma, provavelmente em 509 a.C., fez com que o poder político se mantivesse nas mãos dos patrícios. ... Com o desenvolvimento da sociedade e o enriquecimento dos patrícios, os plebeus começaram a se organizar para tentar superar a situação social em que viviam.
(2)Os principais magistrados romanos eram o ditador, o censor, o cônsul, o pretor, o edil, o questor e o tribuno da plebe. O ditador era superior a todos os outros cargos e era acompanhado por 24 lictores. ... O censor também era responsável pela fiscalização da moral e dos costumes
(3)O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma. Havia sido criada durante o período monárquico romano a Cúria, ou Assembleia, formada por todos os cidadãos romanos em idade militar. Sua função era ratificar as leis apresentadas pelo rei e aprovadas pelo Senado.
(4)As classes romanas eram divididas em centúrias, sendo que havia 193 delas. Segundo consta, as primeiras Assembleias das Centúrias começaram a ocorrer apenas nos primórdios do período republicano. Esses comícios não aconteciam mais na cidade de Roma, e sim fora dela, no famoso Campo de Marte.
(5)As Mulheres da antiga Roma estavam divididas em várias classes sociais, assim como os homens. Uma mulher romana de nascimento livre filha de pais romanos era considerada uma cidadã romana (civis).
(6)A Lei das doze Tábuas constituía uma antiga legislação que está na origem do direito romano. Formava o cerne da constituição da República Romana e do mos maiorum.
Criado: 450 a.C
Local de assinatura: Roma
Ratificado: 450 a.C