Biologia, perguntado por leticiaaraujo8013, 1 ano atrás

Alguém pode me ajudar, por favor ??

A divisão meiótica está presente nos ciclos: haplonte, diplonte e haplodiplonte. Essa divisão permite a recombinação gênica, nos vegetais a meiose relaciona-se com a porção assexuada de seu ciclo reprodutivo. Um pesquisador que deseja estudar a divisão meiótica em vegetais deverá utilizar em suas preparações microscópicas células do (s):

A) gametófito feminino das briófitas e protalo das pteridófitas.

B) protonema das briófitas e esporângios das pteridófitas.

C) soros da samambaia e esporângios das briófitas.

D) rizoide do prótalo e soros da samambaia.

E) anterídeo das briófitas e arquegônio das pteridófitas.

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
12
Boa tarde.
 
  Antes de responder, irei explicar rapidamente o mecanismo dos ciclos de vidas das plantas. Os ciclos de vidas das plantas podem ser:

 - Haplobionte: observa-se apenas uma geração adulta, que são haploides OU diploides. 
    Essas plantas podem ser haplontes (a planta é haploide (n) - apenas o zigoto é diploide) ou diplontes (a planta é diploide (2n)).
  É o ciclo de algumas algas verdes e pardas.

- Diplobionte: observa-se duas gerações adultas: uma haploide (n) e outra diploide (2n). A forma diploide forma esporos (n) por meiose e a haploide forma gametas (n). Plantas briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas são exemplos de diplobiontes.

  Assim, podemos estudar a meiose em: Letra C, pois nos soros das samambaias (pteridófitas) irá ocorrer um processo meiótico para a formação de esporos, e o mesmo ocorre no esporângio das pteridófitas.

Espero ter ajudado^^
Perguntas interessantes