Matemática, perguntado por 15a31, 1 ano atrás

Alguém pode me ajudar? o que significa y = g (x-h)+k ? Segue um trecho do exercício falando um pouco mais:
Nos casos em que a função puder ser representada por
y = g (x-h)+k , y-k = g (x-h); auxilie-se do comportamento
da função y = g (x) e verifique que o gráfico
da função f, nada mais é do que o deslocamento do gráfico da função g; "h unidades na direção horizontal" e "k unidades na direção vertical", ou equivalentemente, que
o gráfico de f nada mais é do que o gráfico de g desenhado
no sistema coordenado retangular cuja origem é o
ponto (h; k).

Soluções para a tarefa

Respondido por JGBento
2
Primeiro, deve-se conceber uma uma função qualquer y = g(x). Pode ser qualquer função mesmo, mas imagine algum gráfico ou pegue algum tipo específico (logarítmica, exponencial, linear, etc.) para facilitar.

Agora considere uma nova função y' = g(x - p). Ela tem tudo para ser semelhante à função y, mas a diferença está em p unidades de x.
"Como assim?" - você deve perguntar, mas perceba uma coisa em especial: antes, obteríamos g(0), fazendo-se apenas x = 0; agora, é necessário fazer x = p para que y' resulte em g(0). Em outras palavras, a função y' continua a fornecer os mesmos valores que y, mas é necessário que o valor de x na segunda seja p unidades acima do da primeira para que elas surjam com os mesmos valores, isto é, o gráfico da segunda função é exatamente igual ao gráfico da primeira, porém deslocado de p unidades no sentido positivo da direção do eixo das abscissas (referente ao x).

Usa-se a mesma lógica na direção do eixo das ordenadas (referente ao y), ou seja, o gráfico de uma função y' = f(x) + k (ou y' - k = f(x)) está k unidades acima da função y = f(x).

Espero ter ajudado em algo!

15a31: Sim, com certeza me ajudou muito! vou tentar aplicar em um
15a31: exercício para entender melhor, muitíssimo obrigada!
Perguntas interessantes