Alguém pode me ajudar nessa questão?
De acordo com Souza (1997, p.25), a ginástica, "no decorrer dos tempos, tem sido direcionada para
objetivos diversificados, ampliando cada vez mais as possibilidades de sua utilização", por isso, foi
classificada em cinco campos de atuação: condicionamento fisico; competição; fisioterápica;
conscientização corporal e demonstração
O campo de atuação de ginástica de competição, que reúne todas as modalidades competitivas, é o
mais lembrado quando se fala em ginástica, pois são as que mais vemos na mídia, em campeonatos
como os jogos pan-americanos e jogos Olímpicos. Estas sofreram influências das Escolas Ginásticas
surgidas no continente Europeu no século XIX, e sistematizaram-se de formas diferentes. Devido a
isso, atualmente, cada modalidade gimnica competitiva possui características e regras especificas,
que diferenciam umas das outras e são regulamentadas pela Federação Internacional de Ginástica
(FIG).
SOUZA, E P. M. de Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. 163 1.
Tese Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas - SP. 1997.
Para realizar essa atividade, você deverá assistir aos vídeos dos links abaixo, identificar a modalidade
de cada um dos videos descrevendo suas principais características e apontar quais destes fazem
parte do quadro de modalidades olímpicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
tambem preciso
Explicação:
Resposta:
VÍDEO 1 – GINÁSTICA RÍTMICA FEMININA - Sua característica é demonstrar aos árbitros(juízes avaliadores) e ao público a polidez de movimentos com grau elevado de flexibilidade, além de forca e agilidade, aliados ao domínio de um dos seus aparelhos como o arco, bola, maças e fita. Os movimentos arriscados que são realizados com estes aparelhos, são manuseados de várias formas, sendo lançados ao ar enquanto a ginasta realiza saltos e movimentos acrobáticos sem deixar de recuperá-las de forma inusitadas.
VÍDEO 2 – GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA(Salto sobre a mesa) - Essa modalidade consiste em executar uma corrida de aproximação e, com o uso de um trampolim Reuther, faz a entrada no aparelho de frente ou de costas para a mesa, utilizando-se das mãos como apoio para a realização do salto, variando as formas e possibilidades, onde os movimentos padrões utilizados nesse aparelho são as aterrissagens, deslocamentos, rotações e saltos.
VÍDEO 3 – GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA(Barras paralelas) - Esse aparelho exige bastante forças dos praticantes, principalmente dos membro superiores. Caracteriza-se por um aparelho com duas barras de madeira ou de fibra com 3,5m de comprimento e a distância entre as barras são de 42 a 52cm com uma altura de 1,95m do solo, permitindo aos praticantes executar seus movimentos tanto com apoio das mãos quanto dos braços(apoio braquial).
VÍDEO 4 – GINÁSTICA DE TRAMPOLIM(Individual) - Sua característica é iniciar a execução de 20 elementos técnicos, sem interrupções, divididos em duas séries de 10 na preliminar e na final executa outra série de 10 elementos que pode ser igual a uma das preliminares.
VÍDEO 5 – GINÁSTICA ACROBÁTICA(Dupla mista) - Suas características fundamentais une os elementos de saltos, equilíbrio e rotação, as acrobacias de solo que vemos também na Ginástica Artística com o seu principal diferencial que é a formação de figuras ou pirâmides necessitando ser realizada no mínimo em duplas, podendo ser praticada em também em trio e quartetos. Essa modalidade possui formações de grupo como: dupla masculina, dupla feminina, dupla mista, trio feminino e quarteto masculino.
VÍDEO 6 – GINÁSTICA AERÓBICA(Individual homens) - Caracteriza-se por ser uma atividade intensa, alegre, com movimentos e expressões corporais diversificados e bem marcados com uma acompanhamento rítmico musical onde os praticantes precisam demonstrar muito dinamismo, força, flexibilidade, coordenação e ritmos sincronizados com o musical. Seus eventos são divididos em individual feminino e masculino, pares mistos, trios e grupo de cinco.
VÍDEO 7 – CAMPEONATO MUNDIAL DE PARKOUR(Homens) - Atividade que mescle a arte com exercício físico, sendo que essa prática é necessário muita flexibilidade, força e equilíbrio. Correr, rolar, escalar, deslocando-se de um ponto ao outro(daí vem o nome) de maneira rápida e direta, sem se desviar dos obstáculos como muros, vãos, carros, pulando em meio as casas, telhados, mobílias, com manobras que envolvem saltos e escaladas sem nenhum equipamento além do próprio corpo.
As modalidades que fazem parte do quadro olímpico são: Ginástica Rítmica com Arco, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Artística Masculina e Trampolim Individual.