Alguém pode me ajudar falando sobre as:
Função Referencial; Função Emotiva; Função Poética; Função Fática; Função conativa ou Apelativa; Função Metalinguística.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Função Referencial ou Denotativa
Também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo.
Exemplo de uma notícia
Na passada terça-feira, dia 22 de setembro de 2015, o real teve a maior desvalorização da sua história. Nesse dia foi preciso desembolsar R$ 4,0538 para comprar um dólar. Recorde-se que o Real foi lançado há mais de 20 anos, mais precisamente em julho de 1994.
Função Emotiva ou Expressiva
Também chamada de função expressiva, na função emotiva o emissor tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.
Exemplo de e-mail da mãe para os filhos
Meus amores, tenho tantas saudades de vocês … Mas não se preocupem, em breve a mamãe chega e vamos aproveitar o tempo perdido bem juntinhos. Sim, consegui adiantar a viagem em uma semana!!! Isso quer dizer que tenho muito trabalho hoje e amanhã.... Quando chegar, quero encontrar essa casa em ordem, combinado?!?
Função Poética
A função poética é característica das obras literárias que possui como marca a utilização do sentido conotativo das palavras:
Exemplo de uma história sobre a avó
Apesar de não ter frequentado a escola, dizia que a avó era um poço de sabedoria. Falava de tudo e sobre tudo e tinha sempre um provérbio debaixo da manga.
Função Fática
A função fática tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem. Aqui, o foco reside no canal de comunicação.
Exemplo de uma conversa telefônica
— Consultório do Dr. João, bom dia!
— Bom dia! Precisava marcar uma consulta para o próximo mês, se possível.
— Hum, o Dr. tem vagas apenas para a segunda semana. Entre os dias 7 e 11, qual a sua preferência?
— Dia 8 está ótimo.
Função Conativa ou Apelativa
Também chamada de apelativa, a função conativa é caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem.
Exemplos
Vote em mim!
Entre. Não vai se arrepender!
É só até amanhã. Não perca!
Função Metalinguística
A função metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que se refere a ela mesma. Dessa forma, o emissor explica um código utilizando o próprio código.
Exemplo
Escrever é uma forma de expressão gráfica. Isto define o que é escrita, bem como exemplifica a função metalinguística.
Espero ter ajudado!!
Função referencial: geralmente a função referencial aparece em textos informativos, pois uma de suas principais características é transmitir uma informação ao leitor de forma objetiva e clara.
Função emotiva: tem como foco o emissor, ou seja, quem transmite a mensagem. Pode estar presente também em pronomes possessivos, como por exemplo meu e minha.
Função fática: é quando o emissor verifica se o ouvinte ainda está prestando atenção. Por exemplo: o céu está lindo, não é mesmo?
Função conativa ou apelativa: é quando o emissor tenta convencer o ouvinte de realizar determinada ação. Um bom exemplo são as propagandas.
Função metalinguística: é quando utilizamos a própria situação para explica-la. Por exemplo, imagine um quadro de uma pessoa pintando um quanto, ou até mesmo o dicionário, que usa palavras para explicar as palavras.
Função poética: é quando planejamos o texto de tal modo que conseguimos combinações de palavras e ritmos, explorando sentimentos, sentidos, entre outros.