Português, perguntado por nsrigoni23, 1 ano atrás

Alguém pode me ajudar escrevendo uma crônica sobre o envelhecimento. Estou sem idéia.

Soluções para a tarefa

Respondido por danielleaquino5
0
No Google tem Várias do Escritor Fernando Sabino.. ...

nsrigoni23: não pode copiar de escritores
Respondido por Rodrigo1239
0
Saber envelhecer é mesmo uma arte.

Ainda mais numa sociedade que valoriza a eterna juventude, como se a velhice fosse algo a temer ou esconder.

E o que seria envelhecer sem medo?

É não se estremecer ao perceber que os primeiros cabelos brancos despontam espaçados em seus belos cabelos que tinham uma só cor?

É ver surgir às primeiras ruguinhas em seu rosto e não se importar porque faz parte da vida… é natural?

É achar o momento certo para evitar o sol, é a reposição de hormônios, é usar forte maquiagem para disfarçar.

É não temer ficar em grupos de jovens sabendo-se ser a mais velha de todos?

É simplesmente não se importar? Será isso envelhecer sem medo?

Será dizer, sentir-se por dentro do mesmo modo que se sentia ao ter seus vinte anos, com todos os sentimentos, sensações, alegrias e tristezas, amor, tudo enfim natural do ser humano independente de idade e sexo?

O que pode sentir uma mulher que nada tem a não ser a si mesma?

Onde buscar alento para sentir alegria por estar viva e ainda ter anos para aproveitar, nessa vida de sinceridades e mágoas?

A aparência nesse mundo de consumo, onde a beleza e juventude são cultuadas como princípio de felicidade, é preciso se estar muito bem preparada para enfrentar esse início, pois a tendência é sempre piorar.

Na juventude perdemos muito tempo preparando um futuro, uma profissão, durante anos nos dedicamos a outras pessoas, ficando nós mesmos em segundo plano e quando abrimos os olhos, o tempo passou e já quase nada mais resta.

Como fazer para ser natural, se não quisermos mascarar a velhice que se aproxima, por até acharmos ridículo, pois nada há para disfarçar; pintura não resolve o problema do tempo.

O tempo não perdoa, ele vem e não quer saber; fica claro e explícito, nada se poderá fazer. Nada.

Todavia será que conseguiria uma resposta para a grande indagação: o que é envelhecer sem medo?

Tentarei…

Envelhecer sem medo é confiar no processo da vida. É aceitar cada fio de cabelo branco, cada ruga, as dores nas juntas com amor e tranqüilidade.

É ter consciência de que o ser, seja de qual reino for, nasce, cresce, reproduz e morre. E morre pra iniciar um novo ciclo. Portanto, envelhecer sem medo é viver cada segundo como se ele fosse único em sua vida.

Todavia Envelhecer é obrigatório, crescer é opcional.

A vida é uma tocha a qual devemos fazer arder da forma possível, para que toda a oportunidade de dor que nos assombre se afogue no mar das adversidades.

Muitos envelhecem apenas porque abandonaram os seus ideais. Sendo assim ao lutarmos todos os dias contra os males que nos aterram, veremos que a vossa velhice será mais doce e cheia de boas experiências. E se assim for, a velhice será vivida dignamente, com os sol nuns dias a brilhar e noutros a espreitar por entre as nuvens, e não escondido como um dia cinzento de inverno. É possível envelhecer com dignidade.

O ser humano não deixa de rir quando envelhece, mas envelhece quando deixa de rir. Assim como os sonhos e a vontade de sonhar são eternos, nunca envelhecem nem desmerecem.

E nunca se esqueçam: A velhice também pode ser bela, assim como a noite, que embora escura possui as estrelas.



“A idade não depende dos anos, mas sim do temperamento e da saúde; umas pessoas já nascem velhas, outras jamais envelhecem.”

(Tyron Edwards)

Anúncios
Perguntas interessantes