Filosofia, perguntado por crystyele2803, 9 meses atrás

Alguém pode me ajudar? é pra hoje!!

À teogonia e à cosmogonia opôs-se a cosmologia, isto é, a crença na origem divina e mítica do mundo foi substituída pela busca da arché, do princípio material e também regulador da ordem do mundo. As respostas à indagação sobre o princípio das coisas foram múltiplas e divergentes: para Tales era a água; para Anaxímenes de Mileto, o ar; para Heráclito, o fogo; e para Empédocles, os quatro elementos – água, ar, fogo e terra. Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins . Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 2005, p. 13 (com adaptações). Ainda no que se refere ao texto, assinale a opção correta.
Aula Diagnóstico: Essa é uma questão de concurso sobre Cosmologia e Cosmogonia. Assinale apenas uma alternativa
a)O mito constitui-se como uma cosmologia porque tem como princípio incontestável a não contradição.
b) A autoridade da explicação filosófica reside na pessoa do filósofo, assim como a autoridade do mito reside na pessoa do poeta-rapsodo.
c) O narrador do mito é o ator-rapsodo, alguém que se dizia escolhido pelos deuses e que narrava, para alguns poucos escolhidos, os acontecimentos passados.
d) Os mitos são considerados comumente cosmogonias ou teogonias porque, por meio deles, busca-se encontrar explicações sobre a origem das coisas recorrendo-se ao fantástico e a genealogias.
e) Os mitos não exerceram nenhuma influência no surgimento da filosofia por serem fabulações e histórias fantásticas constituídas de contradições.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
7

Resposta:

Resposta: Letra D.

Espero ter ajudado. :)

Perguntas interessantes