Biologia, perguntado por ViViAn1707, 1 ano atrás

Alguém pode me ajudar?
De que maneiras as queimadas degradam o solo, diminuindo sua fertilidade?

Soluções para a tarefa

Respondido por irinaldo1
40
As queimadas promovem o empobrecimento do solo,deixando-o escasso, ou seja,sem nutrientes.Além das queimadas existem outras formas de degradar o solo,a exemplo temos: a salinização do solo,a erosão hídrica, a fluvial, a eólica, a química,entre outras.

ViViAn1707: Obrigada! Deus abençoe.
irinaldo1: De nada.
Respondido por mariaed3702
5

A queimada ainda é muito utilizada pelos agricultores para limpeza e preparo do solo antes do plantio. Muitas vezes, essa prática é feita de maneira indiscriminada e sem acompanhamento, causando danos ao solo, como a eliminação de nutrientes essenciais às plantas. As queimadas também trazem uma série de prejuízos à biodiversidade, a dinâmica dos ecossistemas e a qualidade do ar.

Segundo o pesquisador da Embrapa Edmilson Evangelista, a queimada é a última alternativa para a limpeza da área, pois, além de eliminar os restos vegetais, precursores na formação da matéria orgânica do solo, ainda prejudicam a atmosfera pela liberação de gases que contribuem para o aquecimento global.

Segundo ele, em curto prazo, a queima pode até favorecer a renovação da vegetação, apresentando-se como uma ferramenta acessível e de baixo custo, mas, em longo prazo, as consequências não são tão positivas, gerando a degradação do solo pela exposição direta a chuva, eliminação da biodiversidade animal e vegetal, fatores importantes para o controle de pragas e doenças, e perda de nutrientes essenciais ao crescimento das plantas.

Como forma alternativa ao uso do fogo na agricultura, a Embrapa vem desenvolvendo e pesquisando sistemas de produção sustentáveis, que não necessitam do fogo para limpeza ou manutenção. Entre essas tecnologias, destacam-se os sistemas agroflorestais, o sistema plantio direto, a trituração da capoeira e a Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), dentre outras.

Para os casos específicos, em que não há alternativa a não ser a queima, o agrônomo adverte que é indispensável seguir a legislação vigente, que inclui autorização dos órgãos competentes, além de se tomar as devidas precauções no momento de realização da atividade de queima. As penalidades para quem não obedecer à legislação envolvem a prisão (de três a seis anos) e multas que variam conforme a gravidade da infração, podendo chegar a R$ 50 milhões, dependendo da área queimada e desmatada.

espero ter ajudado ^^

Perguntas interessantes