Português, perguntado por rdriguinho1051, 10 meses atrás

alguém pode me ajudar com esta questão de português Paz Social Está provado que a violência só gera mais violência. A rua serve para criança como uma escola preparatória. Do menino marginal esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida. Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, em que todos são, em menor ou maior escala, vítimas. São vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social. Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque num país civilizado não existe pivete. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz é não ter medo de sequestradores. É nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança. Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não à escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo. É também entender a História do Brasil, marcada por um descaso das elites em relação aos menos privilegiados. Esse descaso é simbolizado por uma frase que fez muito sucesso na política brasileira: caso social é caso de polícia. A frase surgiu como uma justificativa para o tratamento dado ao trabalhador no começo do século. Em outras palavras, é a mesma postura que as pessoas assumem hoje em relação à infância carente e aos meninos de rua. DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. 16. ed. São Paulo: Ática, 1993. Por dentro do texto 1) Qual é o problema enfocado no artigo lido? Em que parágrafo do texto você pode identifica-lo? 2) Releia o primeiro parágrafo do artigo de opinião e responda: a) Os artigos de opinião apresentam uma questão controversa a ser discutida, que trata um ponto de divergência social. Que questão controversa dá origem ao artigo de opinião? Por que esse é um ponto de divergência em nossa sociedade? b) A tese e o posicionamento assumido pelo autor como resposta à questão controversa. Qual é a tese apresentada por Gilberto Dimenstein? c) Você concorda com essa tese ou discorda dela? Explique. 3) Releia o quinto parágrafo e responda: a) Essa frase “caso social é caso de polícia” pode ser considerada um contra-argumento do autor? Por quê? b) Que palavra ou expressão marca a refutação do autor à ideia apresentada? Explique.


foxyykook: jesus cristo kk

Soluções para a tarefa

Respondido por analuciapinto556
57

Resposta:

Está provado que a violência só gera mais violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.

Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado. E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso em que todos são, em menor ou maior escala, vítimas. São vítimas de uma sociedade que não consegue garantir um mínimo de paz social.

Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso num país desenvolvido. Paz é não ter medo de sequestradores. É nunca desejar comprar uma 9 arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a idéia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança.

Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e 12 não à escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.

Explicação:


nonataraimunda18: só uma dúvida qual é a "A" qual é qual
Respondido por Matheusieti
2

1 - O texto fala sobre a violência e como ela afeta a juventude e a formação do indivíduo. A identificação está justamente nos momentos em que o autor traça um panorama entre as classes sociais e como ela prejudica os indivíduos periféricos, ferindo os direitos humanos.

Como a violência afeta a sociedade?

É importante entender que dentre as diferentes perspectivas sobre a violência, é gerada devido a desigualdade e com a falta de oportunidade, educação de qualidade, saúde básica, transportes e até mesmo lazer, os indivíduos em formação possuem pré-disposição a entrar no serviço informal e até mesmo no tráfico de drogas, relação direta com a violência.

Mais sobre as desigualdades sociais:

https://brainly.com.br/tarefa/3361661

2 - A) A forma como a violência acontece na sociedade, onde temos um paralelo com a criança abandonada e as vítimas das consequências que os indivíduos passam.

Como os casos de desigualdade afetam as condições básicas?

As principais consequências das desigualdades afetam os seguintes setores:

  • A Educação;
  • A Saúde;
  • A oferta de Transporte;
  • A Segurança;
  • A oferta de oportunidade de emprego, etc.

2 - B) Sobre a desigualdade social e econômica é um dos grandes problemas enfrentados pela comunidade global, influenciando diretamente na violência, que afeta a juventude.

2 - C) A tese sobre a necessidade de existirem mudanças nas políticas sociais é um ponto que deve ser analisado, como uma forma de construir novos espaços de igualdade.

Mais sobre a pobreza:

https://brainly.com.br/tarefa/23744158

3 - A) Não. Na realidade.o autor fez um jogo de palavras, como uma forma de enriquecer o texto.

3 - B) A refutação do autor é apresentada a partir da explicação da frase, ou seja, como o tratamento que o trabalhador recebe passou a mudar no decorrer dos séculos, e, assim,  as crianças carentes e os meninos de rua precisam de um tratamento que os auxiliem na sociedade, não os deixem de lado na esfera social.

Como a falta de segurança pública afeta a sociedade?

A falta de acesso a segurança pelas diversas camadas sociais, principalmente aos indivíduos que moram em zonas segregadas, como favelas, morros e alguns acessos do subúrbio.

Mais sobre a segurança pública:

https://brainly.com.br/tarefa/38137846

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes