História, perguntado por TheVagaba, 9 meses atrás

Alguém pode me ajudar com esses exercícios de História??? 1) Cabral chega ao Brasil em 22 de abril de 1500. A partir do estudado é chegada ao Brasil foi a descoberta de um novo território ou foi a tomada de posse de um território? Justifique sua resposta. 2) Quais foram as expedições realizadas por Portugal ao Brasil no período pré-colonial? 3) O que eram as feitorias? 4) Quais eram as principais atribuições de Martim Afonso de Souza quando do início da colonização do Brasil? 5) Por que em 1534 Portugal decide adotar o sistema de Capitanias Hereditárias no que corresponde a administração do território do Brasil? 6) Que fatores levaram esse sistema a não funcionar? 7) Em 1549 Portugal decide trocar o sistema de administração do Brasil das Capitanias para o Governo Geral. Por que se deu essa troca? E porquê da escolha da Capitania da Bahia de Todos os Santos para ser a sede do Governo Geral? 8) Quais foram os três primeiros governadores gerais do Brasil e quais as principais características do governo de cada um deles? 9) Quais eram os auxiliares do Governo Geral? 10) O que foram as Câmaras Municipais e qual sua importância?

Soluções para a tarefa

Respondido por bruhnah66
4

1Resposta:

1)É correto afirmar que o brasil foi descoberto pelos portugueses dia 22 de abril de 1500, porque o Objetivo dos Portugueses eram ir para outra terra porem, acabaram se perdendo no caminho e conheceram uma nova  terra

2)Primeira Expedição Exploradora: composta por três navios, essa expedição partiu de Lisboa, em maio de 1501. Seu comandante, ao que se sabe, foi o navegador Gaspar de Lemos. Essa expedição, ao percorrer o litoral brasileiro, deu nome aos principais acidentes geográficos que foram encontrados, conforme o santo de cada dia e as festas religiosas comemoradas na época. Assim, surgiram nomes como cabo de São Roque, rio São Francisco, ilha de São Sebastião, ilha de São Vicente, entre outros

3)  eram os entrepostos comerciais europeus em território estrangeiro. Inicialmente estabelecidas nos diversos estados na Europa medieval, as feitorias foram mais tarde adaptadas às possessões coloniais.

4) Distribuiu terras (sesmarias) aos colonos, que deveriam cultivá-las.  Fundou, em 1532, a vila de São Vicente (no atual litoral do estado de São Paulo).  Combateu piratas franceses, chegando a capturar navios. Começou o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil.  Criou o primeiro engenho de açúcar do Brasil (Engenho do Governador), na ilha de São Vicente (litoral paulista).  Estabeleceu o domínio português na região da foz do rio da Prata, que estava sendo controlada por espanhóis.)

5) Os portugueses tiveram receio de perderem suas terras conquistadas para outros europeus que já estavam negociando com os indígenas e buscavam se fixar ali.  Para tanto, a Coroa Portuguesa imediatamente adotou medidas para povoar a colônia, evitando, dessa maneira, possíveis ataques e invasões. Criando assim as capitanias hereditárias.

6) O fracasso das capitanias está relacionado com múltiplos fatores. O primeiro deles é o isolamento, pois havia pouco contato entre as capitanias, e a comunicação com a Coroa era demorada. A falta de investimentos e recursos para desenvolver as capitanias e a inexperiência administrativa dos donatários foram outros fatores de relevância para o fracasso desse sistema.

7) Porque há que se concentrava a maioria das tropas portuguesas, aos quais foram prometidas a alforria.

8) Os três primeiros governadores gerais que administraram o Brasil Colônia foram: Tomé de Souza (1549 a 1553), seguido de Duarte da Costa (1553 a 1558) e Mem de Sá (1558 e 1572). A administração de Tomé de Sousa iniciou o processo de restabelecimento da Coroa Portuguesa nas terras brasileiras. Por conseguinte, Duarte da Costa entrou em diversos conflitos com os indígenas; por outro lado, Mem de Sá, aproveitou para se aproximar dos índios e utilizá-los como força para combater os franceses invasores.

9)  Ouvidor-mor : Responsável pela Justiça  

Provedor-mor : Responsável pelas Finanças

Capitão-mor : Responsável pela Defesa do Litoral

10) As Câmaras Municipais representavam o poder local das vilas no período colonial da história do Brasil. ... Elas eram uma das peças fundamentais da administração colonial, pois a coroa portuguesa encontrava dificuldades para administrar diretamente os municípios e vilas que se desenvolviam.


TheVagaba: Muito obrigado me ajudou muito!!!
Perguntas interessantes