Alguém pode me ajudar a identificar as seguintes informações :
1. O motivo do imobilismo das nações europeias diante de todas as ações de Hitler.
2. As ações belicistas e/ou imperialistas de Hitler (antes da Guerra, óbvio!).
3. As alianças costuradas pela Alemanha e o propósito.
4. Os avanços territoriais de Hitler no início da Guerra (quadro geopolítico da Europa).
5. Informações sobre a resistência britânica.
Soluções para a tarefa
Sobre Hitler e o início da Segunda Grande Guerra Mundial:
1. O motivo do imobilismo envolve os tratados de paz, o Tratado de Versailles e criação da Liga das Nações em 1919, para desarmamento e igualdade militar, assinados após o término da primeira guerra Mundial e os discursos pacifistas Hitler. Mesmo após a saída da representação germânica da Liga das Nações em 1933, Hitler teve o cuidado de reiterar os propósitos pacifistas de seu governo e nos anos seguintes, proclamou diversas vezes suas intenções internacionais conciliatórias.
2. A expansão alemã iniciou-se em 1938 com o Anschluss, ou seja, a união da Áustria e da Alemanha. Em seguida foi anexada a região dos Sudetos (Tchecoslováquia ). A ocupação da região foi aprovada pela Conferência de Munique ( Alemanha, Itália, França e Inglaterra). Em 1939 a Alemanha realiza um acordo com Itália e Japão, surgindo assim o EIXO (Roma, Berlim, Tóquio). Contribui também com a Guerra civil espanhola.
O governo fascista da Itália conquistou a Abissínia (Etiópia) e a Albânia. No extremo oriente, o Japão anexou a Manchúria e outras regiões da China.
3. O eixo Berlim-Roma, quando Espanha, Alemanha e Italia, firmaram sua união com a participação objetivando as novas tecnologias de guerra produzidas por esses países.
O pacto Antikomintern, quando o Japão, que havia entrado em confronto com a União Soviética durante a ocupação asiática, incorporou a aliança ítalo-germânica.
O Pacto Germano-soviético, quando os ingleses e franceses firmaram um acordo para defender a Polônia caso acontecesse qualquer tipo de invasão aos seus territórios.
Considerando as maiores nações envolvidas no confronto, podemos dividir as alianças da Segunda Guerra da seguinte maneira:
. Inglaterra, França e Estados Unidos formaram o grupo dos “Aliados”;
. Alemanha, Itália e Japão formaram os países líderes do “Eixo”.
Posteriormente, após o rompimento com os alemães, a União Soviética também decidiu colaborar militarmente com os países aliados.
4. O conflito teve como estopim a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939. A primeira fase da guerra foi marcada pela vitória do EIXO, de 1939 a 1941. A Alemanha adotou a Blitzkrieg,“guerra-relâmpago”, tática de operação combinanda, naval, aérea e terrestre.
A Alemanha ocupou a Polônia, Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e França. A França, após a invasão, ficou dividida em duas áreas: uma zona de ocupação pelos nazistas e uma zona “livre”- governada pelos simpatizantes do nazismo. Em agosto de 1940 iniciou-se o ataque a Grã-Bretanha, neutralizada pela ação da RAF (força aérea britânica).
Em 1941 o EIXO recebeu apoio da Hungria, Romênia e Bulgária, houve a ocupação da Iugoslávia e da Grécia. No mesmo ano houve o desembarque da Afrikakorps com o objetivo de conquistar o canal de Suez. Entre os anos de 1941 a 1943 houve um período de equilíbrio entre as forças na guerra. Em junho de 1941 a Alemanha deu início à Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética.
5. Apesar de continuos ataques, a aviação alemã, a Luftwaffe não conseguiram derrotar os ingleses, por três principais razões: a primeira era a superioridade do avião de fabricação inglesa denominado Supermarine Spitfire frente ao caça alemão Bf 109 Messerschmitt.
A segunda razão era a presença de radares que previa a aproximação da aviação alemã e, por fim, por um erro estratégico do líder nazista, Adolf Hitler, ordenou que os bombardeios fossem desviados de alvos estratégicos para as cidades com maiores concentrações de populações, principalmente sobre a cidade de Londres.
Apesar de dos levante da aviação alemã, o povo inglês resistiu bravamente sem que sua moral se abatesse e suas fábricas não cessaram suas produção. A Marinha Real Britânica continuava sendo um adversário terrível e invencível para os alemães.
Bons estudos!