Filosofia, perguntado por brunabarros0, 1 ano atrás

Alguém pode me ajudar

A Felicidade segundo Estoicismo e o Epicurismo.?

Diferenças e semelhanças??

Soluções para a tarefa

Respondido por Razor1911
4
Ambas são correntes parecidas, e vale lembrar que o próprio estoicismo bebeu fontes do epicurismo. A felicidade para Epicuro era haurida do prazer. Não, não é da volúpia, da luxúria ou da ostentação: e sim das coisas que realmente geram prazer. Epicuro destaca que estas coisas são sempre abundantes, como alimentos simples, amigos, apreciar a natureza, etc. A felicidade, portanto, na visão Epicurista, aplica-se a ética da simplicidade para alcançar o que se chama estado de tranquilidade. Vou dar um exemplo bem bacana. Você já comeu espaguete? Digo, sem molho ou temperos? Eu já, e devo confessar que achei ruim. No entanto, eu gosto muito de macarrão com molho. Isso fere a ética da simplicidade, já que não consigo atingir meu prazer com pequenas coisas. Perde-se o verdadeiro sabor do macarrão, e passamos a apreciá-lo apenas pelo molho. A felicidade é haurida da capacidade que o indivíduo tem de transformar as coisas simples em prazer. E, não, não existe homem feliz e rico. Epicuro destaca que, pela minha analogia do macarrão, acabamos viciando em coisas desnecessárias. Você nunca precisou de nada mais que sal para gostar de arroz, precisou? Por que precisaria de molho no macarrão?
  O Estoicismo também visa atingir a felicidade através do prazer, porém, a maneira que atingimos o prazer é a parte mais interessante desta doutrina. A ideia central de Zenão (representante do Estoicismo) é: "não se preocupe com aquilo que você não pode controlar". Ora, talvez você fique triste pelo fato da vida ter te dado limões, mas, por que não fazer uma limonada? Está certo que não podemos controlar o destino, porém podemos tirar o melhor dele. Sim, essa doutrina funciona para todos seus problemas. Quer dizer que você está doente e não poderá sair com aquele gatinho? Que triste - ou não! Por que você não usa o tempo para investir em si mesma? Aprender novas técnicas de maquiagem e, quando melhorar, aparecer ainda mais linda para o rapaz. Para quê tudo isto? Por que vivemos bem quando deixamos de lado nossa preocupação. O que Epicuro chamava de estado de tranquilidade, podemos chamar de Ataraxia no Estoicismo. A felicidade é haurida, portanto, quando o indivíduo atinge a Ataraxia, uma espécie de Nirvana. 
  Então, quais as diferenças? O Epicurismo foca no prazer como finalidade, e o Estoicismo foca em como adquirir esse prazer adaptando a vontade humana. O Epicurismo prega o simples, o necessário; e o Estoicismo aquilo que o destino oferece-nos. Perfazendo, a felicidade para Epicuro é a capacidade que você tem de adquirir o máximo de prazeres simples e verdadeiros, enquanto Zenão vê a verdadeira felicidade como a capacidade de controlar nossa própria vida, atingindo a ataraxia. 
  Em comum? Ora, ambos os dois afirmam que não precisamos de materiais para sermos felizes. Precisamos apenas estar satisfeitos em espírito (entretanto, Epicuro reconhece que as necessidades primárias como alimentação e necessidades fisiológicas outrossim devem ser primadas pelo indivíduo, ou, logicamente, ele morre). Além disso, ambas doutrinas aproveitaram-se do Cinismo de Diógenes. A felicidade nas duas correntes também tem como basilar um espírito tranquilo. Sem a tranquilidade (ou ataraxia, para Zenão), não se atinge a felicidade. 
  Enfim, é isto. Acredito que dá para tirar um bom resumo daí. Se quiser saber mais detalhes sobre a Filosofia, ficarei contente em ajudar. É só mandar um direct :) 
Perguntas interessantes