Alguém pode me ajudar a fazer uma redação sobre uma notícia de um grave problema ambiental . Alguém pode me ajudar
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O lixo é um dos grandes problemas ambientais urbanos (MIRANDA, 2002) e constitui uma preocupação ambiental mundial (RÊGO et al., 2002), uma vez que quando descartado sem tratamento pode contaminar o solo, o ar e a água, causar inundações, promover a proliferação de vetores de doenças, entre outros problemas. O crescimento urbano desordenado tem íntima relação com a geração de lixo, o que promove degradação ambiental e compromete a qualidade de vida (SANTOS, 2009).
Podemos afirmar que em nenhum momento da história da humanidade se produziu tanto lixo como em nossos dias. Contudo, ao contrário do que se imagina, a relação do homem com o lixo transcende os tempos atuais. Isso por que o lixo é indissociável das atividades humanas, no tempo e no espaço (WALDMAN, 2010).
Na Pré-História o lixo era queimado (EIGENHEER, 2003). Escavações arqueológicas indicam que isso era feito em locais específicos, talvez com o objetivo de afastar maus odores e animais atraídos pelo lixo. Segundo Eigenheer (2003), o lixo já despertava certa preocupação entre os povos antigos, ainda que para alguns deles, se acredite que sua preocupação inicial se relacionava com a destinação do esgoto.
Na Idade Média, a queda do império romano trouxe muitos prejuízos às questões sanitárias e a destinação do lixo, o que aumentou a incidência de epidemias. As práticas sanitárias eram restritas aos conventos, enquanto que as demais instalações possuíam um terreno para destinação de resíduos sólidos e jogavam diretamente no rio os resíduos líquidos (EIGENHEER, 2009). Com o lixo depositado a céu aberto e próximo às residências, além das baixíssimas condições de higiene (os banhos ocorriam de duas a três vezes ao ano, para ocasiões especiais) várias epidemias se alastraram pela população, destacando-se a peste negra (peste bubônica) que assolou a Europa. A ideia de aproveitamento e “reciclagem” já era observada em algumas comunidades, quando existiam pessoas que, mediante pagamento, recolhiam dejetos humanos e de animais e comercializavam para uso agrícola (EIGENHEER, 2009).
Com a Revolução Industrial, tem início um período de grande exploração de recursos naturais e utilização de novas tecnologias sem a preocupação com suas possíveis consequências para o ambiente. Soma-se a isso, o surgimento de metrópoles e a problemática da produção e descarte do lixo tem grande impulso (PADOVANI, 2011). A partir deste marco histórico foram aperfeiçoados o tratamento que os resíduos sólidos tinham e o desenvolvimento dos primeiros incineradores (EIGENHEER, 2009).
A existência de coletores apropriados e padronizados, assim como pessoas responsáveis pela coleta e recolhimento de uma taxa de saneamento para destinação de lixos e dejetos (apenas a retirada dos mesmos das cidades) e limpeza das ruas se deu a partir do século XX. Esses rejeitos eram levados para locais denominados “vazadouros de lixo”, onde todos os tipos de lixo eram depositados. Devido a Segunda Guerra Mundial, a reutilização e a reciclagem foram ações altamente disseminadas na população. O início da substituição dos lixões pelos aterros sanitários data de 1972 (na Alemanha) com a Lei de Tratamento de Resíduos, regulamentando os aterros
E só resumir ☝☝☝
tainamoraes1:
Muito obrigada por me ajudar e eu sem querer coloquei 1 voto . desculpa ,vou colocar como melhor resposta muito obrigada
Perguntas interessantes