Alguem pode me ajudar a fazer uma comparação do filme O alto da compadecida com o livro Alto da barca do inferno ?? Pfvvv Agredeço se possível ;)
Soluções para a tarefa
É possível encontrar as semelhanças entre as obras de Gil Vicente e Ariano Suassuna pelas características implícitas e explicitas que os textos carregam. Por exemplo, ambas as obras Auto da Barca do Inferno e Auto da Compadecida contêm um julgamento, no qual a força do bem e a força do mal se reúnem para decidir o rumo de pessoas (já mortas). Pessoas que, por sua vez, carregam estereótipos, cuja intenção em utilizá-los é criticar um determinado grupo e não apenas uma pessoa específica. Isso se chama “personagens alegóricos” e "personagens-tipos". A primeira, por ser nítida e por não demandar muito esforço do leitor para encontrá-la, é, portanto, uma característica explicita enquanto que a segunda, por exigir um pouco mais da atenção do leitor, seria uma característica implícita.
Além dos exemplos supracitados, existem outras características nas quais os textos se assemelham, tais como: personagens planos (personagens com poucas características psicológicas), crítica social utilizando os estereótipos das personagens, crítica à hipocrisia da igreja católica (padres e bispos gananciosos), predominante durante a Idade Média e ainda muito comum em cidades pequenas, e a representação em só um ato – mesmo que haja a possibilidade de Auto da Compadecida ser representado em três atos, o autor, no decorrer da peça, deixa livre para que, assim como Auto da Barca do Inferno, ele possa ser uma peça de um só ato.
Outro fator muito interessante é a linguagem coloquial nas duas peças. Gil Vicente, cujo teatro era tido como profano por trocar as igrejas pelas praças, tinha como lema a frase “rindo, corrigem-se os costumes”, pois era através dos trocadilhos e palavrões que provocavam desconforto que ele retratava a vida real. E assim como Vicente, Suassuna não se limita quanto ao uso de palavras tidas como pesadas, mas, por se inspirar nas peças medievais e principalmente no teatro vicentino, já poderíamos expectar esse detalhe (e que faz toda diferença) na sua peça, cujo tema também é uma sátira religiosa.