Biologia, perguntado por julinha310704, 1 ano atrás

alguém pode me ajudar a fazer um resumo desse dois vídeos Bullying e violência na escola
Ilha das flores ​

Soluções para a tarefa

Respondido por erick591
2

posso editar para vc, se quiser, é claro!


julinha310704: eu gostaria se nao for te atrapalhar
Respondido por pastozinho
0

O presente artigo consiste em uma revisão bibliográfica sobre a violência escolar, trazemos o conceito de bullying, as consequências dessa violência para a comunidade escolar. Para tanto usamos como referencial teórico autores que retratam esta temática como: Constanatini (2004); Fante (2005); Lopes Neto (2005) Fante e Pedra (2008); Guareschi (2008), Pereira (2009) dentre outros. Apresenta-se uma reflexão sobre a contribuição da família e da escola na minimização deste tipo de violência.

Palavras - Chave: Bullying, Família, Escola.

INTRODUÇÃO

A violência aumenta a cada dia em nossa sociedade, geradora de uma série de consequências na vida de pessoas e seus familiares. Tal situação afeta diretamente o seio familiar influenciando na questão educacional dos filhos. As fronteiras da violência no tempo e no espaço se tornam difíceis de serem definidas. É por isso que, muitas vezes, a violência pode ser confundida com agressão e indisciplina, quando se manifesta na esfera escolar. A violência no ambiente escolar têm um tipo identificado como bullying sendo um dos comportamentos agressivos observados atualmente no ambiente escolar.

Monteiro (2008) afirma que o bullying não é um fenômeno moderno mais apenas agora vem sendo reconhecido como causador de danos e merecedor de medidas especiais para a sua prevenção e enfrentamento, pois no cotidiano escolar enfrentam-se complexas questões sociais, no qual o conhecimento pedagógico não consegue enfrentar sozinho, precisando de saberes de outros técnicos.

Bullying é uma palavra de origem inglesa, que foi adotada por diversos países para conceituar alguns comportamentos agressivos e anti-sociais e é um termo muito utilizado nos estudos realizados sobre a problemática da violência escolar, que afirma Fante (2005, p. 21), acontece de forma velada, por “meio de um conjunto de comportamentos cruéis, intimidadores e repetitivos, prolongadamente contra uma mesma vítima” e com grande poder destrutivo, pois fere a “área mais preciosa,íntima e inviolável do ser- a alma”. O bullying vem se disseminando nos últimos anos”, tendo como resultados os nefastos massacres em escolas localizadas nas mais diversas partes do mundo”, incluindo o Brasil.

O bullying é um fenômeno antigo, porém, só a partir da década de 70 foram realizados estudos sobre essa temática. A sociedade sueca foi uma das primeiras a estudar esse tipo de comportamento, que se estenderam os outros países escandinavos (FANTE, 2009). É descrito como abuso sistemático de poder, pois são comportamentos agressivos exercidos por um ou mais indivíduos sobre outros e identifica-se pela intencionalidade de magoar alguém (SMITH SHARP, 1994 apud PEREIRA, 2002).

er juntos, além dos estudos eles conversam, jogam, riem, brincam, em cenas assim parecem apenas jovens num intervalo entre aulas, mas muitas vezes não é o que parece. Nas escolas pais, educadores, estão preocupados com a violência entre adolescentes além de agressões físicas surge uma nova prática mais sutil e cruel bullying que vem ocupando espaço privilegiado nesse meio.

A preocupação com a violência no ambiente escolar, segundo Spósito (2001) emergiu nos estudos acadêmicos brasileiros a partir da década de 1980, ou seja, parece que a preocupação com a barbárie e o compromisso com a educação contra a violência são muito recentes no Brasil.

De acordo com as autores Abramovay e Rua (2003) a violência escolar é um fenômeno antigo em todo problema social podendo ocorrer, conforme já classificado pela ciência e adotado pelo senso comum, como indisciplina, delinqüência, problemas de relação professor-aluno ou mesmo aluno-aluno.

Calimam (2006) nos mostra que quem frequenta a escola nos nossos tempos são crianças e adolescentes de extrações sociais diversas cada um deles com uma história pessoal que para alguns regulares, mas para outros caracterizados por situações de risco, marcada por fracassos, desvantagens, mal-estar e sofrimento dos mais diferentes tipos.

Perguntas interessantes