alguem pode me ajudar a entender o processo de duplicação da cromatina durante a intérfase do ciclo celular?
a duvida é a seguinte: em uma unica célula humana,nós temos 46 cromonemas(filamentos de cromatina) até ai tudo certo,só que durante a intérfase ocorre o processo de duplicação e eu gostaria de entender o que acontece com o cromossomo da célula mãe(a que originou as duas células filhas) porque pelo o que entendi pelos livros,os 2 cromossomos vão ser levados para as duas novas células depois da separação do centrômero,então a celula mãe ficaria sem cromossomo? é isso que não ficou claro pra mim.
obrigado desde ja.
Soluções para a tarefa
Os cromossomos são segmentos de DNA, que é de fita dupla, certo? No processo de duplicação, as duas partes da fita separam-se e são formadas duas novas fitas duplas de DNA, com metade do material sendo proveniente da mãe e metade do material é novo, dessa forma
A T A T A T
T A -> T A T A
C G C G C G
Em negrito estão representadas as bases nitrogenadas da célula mãe
Respondi a sua pergunta? Não entendi muito bem
Na mitose, a célula terá 46 cromossomos (23 pares de cromossomos) que serão duplicados e após a divisão celular, cada célula-filha ficará com 46 cromossomos (a mesma quantidade da célula-mãe).
2n---------------> 2n + 2n
Na meiose, que ocorre nos gametas, ocorrerá a redução do número de cromossomos. A célula inicial, com 46 cromossomos (23 pares de cromossomos) irá passar por duas etapas de divisão originando 4 células- filhas com metade do número de cromossomos (23) que a célula mãe.
2n---meiose 1---> 2n + 2n ----meiose 2---> n + n + n + n.
OBS:
Não confunda cromonema com cromossomos. Cromonema é uma molécula de DNA, que sofre uma série de espiralizações formando fios de espessura maior até formar os cromossomos.
A interfase é o momento de crescimento celular e duplicação do material genético. Se tudo ocorrer bem na interfase, a célula entrará na profáse que corresponde a primeira fase da divisão celular e é onde os cromossomos se condensam.