Biologia, perguntado por midian18, 1 ano atrás

Alguém pode me ajudar a entender o porque da resposta ser a: 
Dois tipos de transporte que podem acontecer nas membranas plasmáticas são o transporte passivo e o transporte ativo. O primeiro pode acontecer por simples difusão do elemento a ser transportado através da bicamada lipídica da membrana. Já o transporte ativo sempre depende de proteínas que atravessam a membrana, às quais o elemento a ser transportado se liga, desligando-se posteriormente do outro lado da membrana. Ambos os tipos transporte  estão esquematizados na figura abaixo. Com base nessas informações e nos conhecimentos de biologia celular, assinale a alternativa que apresenta corretamente os gráficos de cada tipo de transporte. 

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por leandrodalbone
36
pois o transporte passivo, ocorre simplesmente pela diferença de concentraçao entre o interior da celula e o meio exterior. por isso, se vc aumentar a concentraçao do elemento que sera transportado, a velocidade ira aumentar tambem, e assim vai ate, ou igualar as concentraçoes, ou a celula sofrer plasmoptise("explodir" de tanto encher)
o transporte ativo precisa tanto de energia quanto de proteinas na membrana plasmatica capazes de realizar o transporte, entao vc pode aumentar a concentraçao a vontade, mas vai chegar numa hora que a velocidade do transporte atingira um limite, e eh isso que ambos os graficos da letra A indicam: pra transp passivo a velocidade cresce junto com a concentraçao, pra transp ativo, a concentraçao pode crescer, mas a velocidade atingira um limite e vai parar de crescer

midian18: Muito obrigada!!!
Respondido por luanavitalli018
2

Resposta A

No transporte passivo a velocidade do transporte é diretamente proporcional a quantidade de soluto, isto porque a molécula atravessa livremente a bicamada lipídica. Já no transporte ativo, como a molécula precisa de uma proteína para realizar o transporte, a princípio conforme aumenta a quantidade de substrato, aumenta também a velocidade da reação. Porém, em determinado momento todas as proteínas de membrana estarão ocupadas realizando o transporte, fazendo com que seja atingida a velocidade máxima dessa reação e, mesmo que mais substrato seja adicionado, ele não será imediatamente transportado. Com isso podemos perceber que a velocidade do transporte ativo não aumenta indefinidamente como o transporte passivo, havendo uma tendencia a estabilização por conta da saturação das proteínas transportadoras.

Perguntas interessantes