ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
A contabilidade social existe como uma ferramenta de controle e análise das variações dos principais agregados econômicos, e esse controle é feito por meio de um esquema contábil denominado sistema de contas nacionais, o qual busca sintetizar informações sobre os fenômenos macroeconômicos.
Sabendo que as variações nos agregados econômicos ocorrem em função do relacionamento entre os agentes de um determinado sistema econômico, acompanhe o seguinte Desafio:
Essa alteração do registro da despesa de um poder público em outro poder público, no mesmo agregado econômico, alteraria o valor desse agregado no mês de outubro/2020?




Soluções para a tarefa
Resposta:
O detalhe em questão é que a contabilidade social atua registrando os fatos econômicos realizados pelos diversos agentes do sistema econômico e, no mês de outubro/2018, especificamente, as contas nacionais demonstraram um aumento no agregado econômico referente à despesa, exatamente o item que demonstra os gastos efetuados pelo poder público ao qual você é o responsável, gerando um índice temporal que demonstra esse gasto elevado, logo, o simples fato de alterar o poder público que realizou a despesa, não alteraria o valor agregado daquele grupo de despesas demonstrado pelas contas nacionais. Sendo assim, o agregado continuaria com o mesmo valor no final do mês de outubro/2020.
Ou seja, não alteraria o valor agregado econômico, contudo modificaria o poder público que realizou a despesa, pois geraria uma falta de transparência na análise das contas nacionais.
Explicação: